O investiga 20 casos sob suspeita do coronavírus no Brasil além do suspeito de Ponta Porã, distante 346 quilômetros de . As informações foram repassadas pelo Ministério durante coletiva nesta quarta-feira (26), que confirmou um caso sob suspeita em .

Em Mato Grosso do Sul, um homem com 24 anos de idade está isolado no Hospital Regional de Ponta Porã. Ele é brasileiro, com histórico de viagem de 14 dias na Tailândia e voo de conexão em Pequim na ida e voo de conexão de volta na Alemanha. O rapaz desembarcou no aeroporto de Guarulhos e foi de carro até o município de Ponta Porã.

A Saúde no país investiga um caso suspeito em Pernambuco, um na Paraíba, um no Espírito Santo, dois em Minas Gerais, dois no , dois em Santa Catarina e 11 em São Paulo. De acordo com o Ministério, 55% dos pacientes com sintomas são mulheres. A idade média é de 42 anos no Brasil, sendo que o caso mais novo sob suspeita tem 20 anos e o mais velho, 68 anos.

Aqui no Estado, o paciente foi atendido no hospital Regional de Ponta Porã, apresentando febre, coriza e dor de garganta. Seguindo o protocolo previamente estabelecido pela SES-MS, e de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, o paciente já está internado no isolamento da unidade com sintomas leves e é avaliado pela equipe médica do hospital para confirmação ou descarte do caso.

Amostras já foram coletadas para análise laboratorial de COVID-19, e outros vírus respiratórios. Na segunda-feira (24), o Ministério da Saúde informou que ampliou os critérios para definição de caso suspeito para o Covid-19. Com isso, o Brasil passa a ser o primeiro país da com um caso confirmado do novo vírus que já matou 2.708 pessoas no mundo.

Agora, também estão enquadradas com suspeitas pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e vierem dos seguintes países: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.