Além de Campo Grande, quatro cidades de MS podem ter alto índice de coronavírus

Com 60 casos confirmados de Covid-19, o novo coronavírus, Mato Grosso do Sul possui cinco cidades com possibilidade de epidemia. Embora Campo Grande concentre o maior número dos infectados, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Bonito podem se tornar centros epidêmicos. O apontamento para a possibilidade de grande aumento de casos nessas cidades foi realizado pelo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com 60 casos confirmados de Covid-19, o novo coronavírus, Mato Grosso do Sul possui cinco cidades com possibilidade de epidemia. Embora Campo Grande concentre o maior número dos infectados, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Bonito podem se tornar centros epidêmicos.

O apontamento para a possibilidade de grande aumento de casos nessas cidades foi realizado pelo Núcleo de pesquisas da Mave (Métodos Analíticos para Vigilância em Epidemiologia). O estudo foi realizado com apoio do Ministério da Saúde e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

O estudo aponta que a redução da mobilidade dos sul-mato-grossenses entre os municípios pode retardar o aumento de casos no estado. Caso seja cortada 80% da mobilidade, algumas cidades como Selvíria, poderiam ganhar até 70 dias de retardação da infecção, e em Campo Grande podem ser até 40 dias.

“Vemos que, para termos um ganho de tempo significativo para ação, é necessária a combinação das duas
ações: distanciamento social e redução no fluxo intermunicipal”, consideram os pesquisadores. Além disto, em nota no relatório, eles recomendam “o reforço na testagem de Covid-19, na medida em que existe uma atividade muito alta de SRAG no Estado”

.

 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados