A votação das Eleições 2020 terminaram às 17h, mas o que geralmente levava poucos minutos para ser apurado, já leva horas para terminar. A divulgação da apuração por parte do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já leva quatro horas e ainda não á previsão de quando resultado será atualizado.

Mas afinal, o que está causando a demora na atualização dos resultados da apuração? O presidente do TSE, , afirmou neste domingo (15) que uma tentativa de ataque aos sistemas do tribunal conseguiu ser neutralizada.

Ainda conforme o ministro, a tentativa de ataque não teve como alvo o sistema de apuração e totalização dos votos, que, portanto, não foi afetado. O envio das informações das urnas ao TSE é feito por meio de uma rede criptografada do próprio tribunal, que não foi atingida, segundo Barroso.

Entretanto, a demora na divulgação do resultado e instabilidades no sistema geram a especulação de que o TSE tenha sido afetado pelos ataques. Em São Paulo, apesar de a votação já ter acabado há duas horas, houve apenas a divulgação da primeira parcial, com 0,39% das urnas apuradas.