Nos boletins divulgados ao longo de abril, Mato Grosso do Sul registrou média de 6,3 novos casos de por dia. Os dados foram apresentados por Christinne Maymone, secretária-adjunta de Saúde de Mato Grosso do Sul, durante live na manhã deste domingo (19). O último levantamento sobre o avanço da no Estado, fechado às 10h, contabilizou 168 pacientes que têm ou já tiveram a doença, 43 sob investigação e 5 mortes.

Segundo a adjunta da SES, os dados deste domingo são um acréscimo de 7 casos na comparação com o sábado (18), equivalente a um aumento de 4,3% no total de 161 pacientes identificados com o coronavírus. “Lembrando que, se somar a média de abril, temos 6,3 casos novos por dia”, destacou ela.

Em 1º de abril, o boletim da SES apontou que o Estado tinha 51 casos confirmados de coronavírus, frente a 48 no dia anterior (31 de março). Naquele momento, Christinne apontava que o Estado tinha uma média de 7 dias para duplicar o volume de contagiados.

Com os dados deste domingo, em 19 dias, o total de pacientes com coronavírus aumentou 229% na comparação com o dia 1º. Um dos fatores correlacionados pelas autoridades de Saúde com o avanço é a redução gradual da adesão ao distanciamento e isolamento sociais –menos pessoas ficando em casa. No Estado, a taxa de isolamento era de 64,3% em 6 de abril (isto é, a cada 10 sul-mato-grossenses, pelo menos 6 ficaram em casa).

O dado sofreu queda vertiginosa, ficando abaixo de 50% durante praticamente todo o mês –fechou o sábado (18) a 59,5%, segundo dados da SES e da consultoria InLoco, que faz o monitoramento a partir da movimentação de aparelhos de telefonia celular. Por isso, novamente neste domingo, o secretário de Estado de Saúde, , apelou para que as pessoas fiquem em casa e ajudem a manter o percentual, pelo menos, acima de 40%. Segundo ele, quanto menos pessoas participarem, mais casos serão registrados.