O Instituto Federal de () abriu na última quinta-feira, 20, o prazo de inscrições no processo seletivo interno que irá formar cadastro reserva para estágio curricular obrigatório.

Os estudantes interessados devem se inscrever até 4 de março, no formulário eletrônico disponibilizado na Central de Seleção do IFMS, onde também está publicado o edital de abertura do processo seletivo.

Podem participar os estudantes dos técnicos integrados ao ensino médio, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), técnicos subsequentes presenciais e a distância, e de cursos superiores.

Requisitos  O estudante deve estar matriculado a partir do semestre previsto para início do obrigatório, conforme consta nos Projetos Pedagógicos dos Cursos.

É preciso ter disponibilidade para atividades diárias com carga horária semanal de 20 a 30 horas distribuídas nos períodos matutino e vespertino. No período noturno, a carga horária pode ser de 15 ou 20 horas semanais.

Os estudantes de cursos técnicos de nível médio devem ter, no mínimo, 16 anos. Menores de 18 anos podem estagiar apenas em período diurno.

A carga horária de realização do estágio deverá ser compatível com o horário de aulas, e com outras atividades como projetos de pesquisa e/ou extensão.

O anexo I do edital traz a lista de cursos por campus, carga horária e requisitos para participação, sendo que o edital de retificação dos anexos I e II inclui a possibilidade de participação de estudantes de cursos técnicos subsequentes a distância de Jardim no processo seletivo.

As atribuições dos estagiários estão dispostas no anexo II do edital.

Seleção – Será feita por meio da análise do rendimento dos estudantes, com prioridade para aqueles que, para concluir os cursos, precisem apenas do estágio obrigatório, ou, ainda, que estejam em condições de concluir todas as unidades curriculares ao final do primeiro semestre letivo de 2020.

A previsão é que o resultado preliminar seja divulgado no dia 6 de março, e o final a partir do dia 13.

Os aprovados para o cadastro reserva serão convocados de acordo com a necessidade do IFMS, atuando como estagiários não remunerados nos campi onde estão matriculados.

As convocações para assinatura do Termo de Compromisso de Estágio Interno serão publicadas nos murais dos campi e comunicadas aos estudantes por e-mail.

O convocado terá até dez dias úteis para se apresentar à Coordenação de Extensão e Relações Institucionais (Coeri) do campus, para formalização do termo e início das atividades.

Estágio – A realização de estágio obrigatório é requisito para aprovação e obtenção de diploma.

Com o estágio interno, o IFMS busca complementar a formação acadêmica do estudante, possibilitando a integração entre teoria e prática por meio do contato com a vida profissional.