80% dos infectados não têm sintomas, alerta SES sobre isolamento em MS

Pessoas assintomáticas, ou seja, sem nenhum sintoma do novo coronavírus, e com estados gripais leves correspondem a 80% dos transmissores da Covid-19, explicou o secretário estadual de saúde Geraldo Resende nesta quarta-feira (15) ao ser questionado por uma pessoa que assistia a transmissão ao vivo do boletim epidemiológico se não era melhor isolar apenas as […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pessoas assintomáticas, ou seja, sem nenhum sintoma do novo coronavírus, e com estados gripais leves correspondem a 80% dos transmissores da Covid-19, explicou o secretário estadual de saúde Geraldo Resende nesta quarta-feira (15) ao ser questionado por uma pessoa que assistia a transmissão ao vivo do boletim epidemiológico se não era melhor isolar apenas as pessoas com a doença.

“Não. Porque 80% das pessoas com o coronavírus não têm sintomas, mas acabam passando para as outras”, explicou o secretário. Mesmo que não cause nenhum sintoma em algumas pessoas, esses doentes acabam transmitindo para grupos de risco, como diabéticos, cardíacos, asmáticos e idosos. Crianças e grávidas também entraram para o grupo de risco nesta semana, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Para o secretário, a taxa ideal de isolamento em Mato Grosso do Sul seria de 60 a 70%. “Mas ainda ocupamos o vergonhoso penúltimo lugar”. Nesta terça, o In Loco divulgou que a taxa de isolamento no Estado é de 36,7%, contra os 35,5% de Tocantins, último Estado do país na lista do cumprimento das medidas de isolamento determinadas pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o Ministério, a medida de quarentena tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços de saúde em local certo e determinado. O procedimento de quarentena será determinado mediante ato administrativo formal estabelecido pelas secretarias de saúde dos estados, municípios, do Distrito Federal ou ministro de estado da saúde, ou superiores em cada nível de gestão e publicado em diário oficial e amplamente divulgado pelos meios de comunicação. A medida de quarentena será adotada pelo prazo de até 40 dias, podendo se estender pelo tempo necessário.

Isolamento x casos

80% dos infectados não têm sintomas, alerta SES sobre isolamento em MS

Atualmente, os estados do Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Roraima estão em estado de emergência, ou seja, precisam de redobrar os cuidados em relação à prevenção do coronavírus por estarem 50% acima da incidência nacional de casos de coronavírus.

Mato Grosso do Sul já tem mais de 100 casos confirmados, mas o isolamento social não tem acompanhado a evolução da doença no Estado, cuja população se comporta como Tocantins, que tem apenas 28 casos e uma morte confirmada. Até mesmo Rondônia, que tem 69 casos e 2 mortes, tem isolamento social maior que MS.

 

Conteúdos relacionados