80% dos infectados não têm sintomas, alerta SES sobre isolamento em MS
Pessoas assintomáticas, ou seja, sem nenhum sintoma do novo coronavírus, e com estados gripais leves correspondem a 80% dos transmissores da Covid-19, explicou o secretário estadual de saúde Geraldo Resende nesta quarta-feira (15) ao ser questionado por uma pessoa que assistia a transmissão ao vivo do boletim epidemiológico se não era melhor isolar apenas as […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pessoas assintomáticas, ou seja, sem nenhum sintoma do novo coronavírus, e com estados gripais leves correspondem a 80% dos transmissores da Covid-19, explicou o secretário estadual de saúde Geraldo Resende nesta quarta-feira (15) ao ser questionado por uma pessoa que assistia a transmissão ao vivo do boletim epidemiológico se não era melhor isolar apenas as pessoas com a doença.
“Não. Porque 80% das pessoas com o coronavírus não têm sintomas, mas acabam passando para as outras”, explicou o secretário. Mesmo que não cause nenhum sintoma em algumas pessoas, esses doentes acabam transmitindo para grupos de risco, como diabéticos, cardíacos, asmáticos e idosos. Crianças e grávidas também entraram para o grupo de risco nesta semana, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Para o secretário, a taxa ideal de isolamento em Mato Grosso do Sul seria de 60 a 70%. “Mas ainda ocupamos o vergonhoso penúltimo lugar”. Nesta terça, o In Loco divulgou que a taxa de isolamento no Estado é de 36,7%, contra os 35,5% de Tocantins, último Estado do país na lista do cumprimento das medidas de isolamento determinadas pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o Ministério, a medida de quarentena tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços de saúde em local certo e determinado. O procedimento de quarentena será determinado mediante ato administrativo formal estabelecido pelas secretarias de saúde dos estados, municípios, do Distrito Federal ou ministro de estado da saúde, ou superiores em cada nível de gestão e publicado em diário oficial e amplamente divulgado pelos meios de comunicação. A medida de quarentena será adotada pelo prazo de até 40 dias, podendo se estender pelo tempo necessário.
Isolamento x casos
Atualmente, os estados do Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Roraima estão em estado de emergência, ou seja, precisam de redobrar os cuidados em relação à prevenção do coronavírus por estarem 50% acima da incidência nacional de casos de coronavírus.
Mato Grosso do Sul já tem mais de 100 casos confirmados, mas o isolamento social não tem acompanhado a evolução da doença no Estado, cuja população se comporta como Tocantins, que tem apenas 28 casos e uma morte confirmada. Até mesmo Rondônia, que tem 69 casos e 2 mortes, tem isolamento social maior que MS.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Carreta tomba em pista molhada e espalha carga de serragem na na BR-163
Acidente aconteceu na manhã deste sábado (14), em Rio Brilhante
Neto tem busto inaugurado no Parque São Jorge e se emociona em homenagem do Corinthians
José Ferreira Neto se emocionou diante do reconhecimento do seu time do coração
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.