O ministro da Saúde, (DEM), realizou nesta segunda-feira (17) a entrega de 52 monitores multiparamétricos e 28 equipamentos cardioversor desfibrilador para 42 municípios de Mato Grosso do Sul. Os equipamentos somam um investimento de R$ 2,4 milhões na rede de atenção à saúde.

A doação dos equipamentos faz parte do PDP ( para o Desenvolvimento Produtivo), parceria entre o Nutes/UEPB (Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde da Estadual de Paraíba), a empresa Lifemed (que desenvolve equipamentos médicos e hospitalares) e o .

Mandetta explica que as PDPs são fundamentais para a aquisição de novas tecnologias. “A entrega destes aparelhos faz parte da PDP, que significa Projeto para o Desenvolvimento Produtivo, que transfere tecnologia para que a gente possa ter condições de reduzir a dependência de outros países para a compra de equipamentos”, diz.,

Os monitores são usados na remoção de pacientes, em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), na recuperação pós-anestesia ou em pronto-socorro, e servem para medir sinais vitais. Já os cardioversores são utilizados para reverter parada cardíaca em unidades de remoção, prontos-socorros, UTIs e em enfermarias.

Os aparelhos serão encaminhados para os seguintes municípios: Alcinópolis; Amambai; Anaurilândia; Antônio João; Aquidauana; Bandeirantes; Batayporã; Bonito; Campo Grande; Caracol; Corguinho; Coronel Sapucaia; Corumbá; Costa Rica; Deodápolis; Dois Irmãos do Buriti; ; Dourados; Fátima do Sul; Figueirão; ; Ivinhema; Japorã; Jaraguari; Jardim; Jateí; Juti; Laguna Carapã; Novo Horizonte do Sul; Paraíso das Águas; Paranhos; Pedro Gomes; Porto Murtinho; Rio Negro; ; Santa Rita do Pardo; Selvíria; Sete Quedas; Tacuru; Taquarussu; e Vicentina.