Teve redução de jornada de trabalho? Saiba se o seu 13º salário será integral
O Ministério da Economia divulgou, na terça-feira (17), uma nota técnica que determina o pagamento integral do 13° salários aos trabalhadores, sem influência da redução temporária da jornada e do salário. Conforme a nota técnica de nº 51520/2020/ME, o benefício natalino deve ser calculado com base na remuneração integral do mês de dezembro, estabelece o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério da Economia divulgou, na terça-feira (17), uma nota técnica que determina o pagamento integral do 13° salários aos trabalhadores, sem influência da redução temporária da jornada e do salário.
Conforme a nota técnica de nº 51520/2020/ME, o benefício natalino deve ser calculado com base na remuneração integral do mês de dezembro, estabelece o §1º, art. 1º da Lei 4.090 de 1962 c.c. o art. 7º , VIII da Constituição Federal de 1988.
O texto esclarece que em casos de contratos suspensos, o pagamento não encaixa na categoria do benefício, a não ser que o mesmo tenha trabalho por mais de 15 dias no mês, porém, isso vale como adicional e não como 13° integral. Assim como as férias, o período de concessão suspensa não é férias, apenas quando o trabalhador conclui 12 meses trabalhados.
Férias
De acordo com a determinação, os trabalhadores registrados com carteira assinada também têm direito a férias, mesmo que tiveram redução da jornada de trabalho por conta da pandemia de coronavírus.
“A vigência de acordo de redução proporcional de jornada e de salário não tem impacto sobre o pagamento da remuneração de férias e adicional de férias, porquanto, ainda que pago seja adiantado, essas parcelas devem ser calculadas considerando o mês de gozo, conforme determina o artigo 145 c.c o artigo 142 do Decreto-Lei n. 5.452 de 1º de maio de 1962”, esclarece.
A redução temporária na jornada trabalhista foi concedida pelo Governo Federal para evitar o impacto nas finanças das empresas durante o pico da doença e pedido de isolamento social. Os acordos coletivos e individuais eram acordados entre empregado e empregador. Durante o período, o governo liberava as parcelas do auxílio emergencial.
Notícias mais lidas agora
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
Últimas Notícias
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Em poucos minutos, chuva intensa provoca alagamentos em bairros de Campo Grande
Ruas e casas ficaram alagadas na Capital
Adolescente é apreendido e confessa que assassinou ex-superintendente da Cultura em Campo Grande
Segundo a polícia, o suspeito deu voltas com o comparsa e gastou o cartão de crédito da vítima em conveniências
Professores da UFMS se apresentam na Europa
Professores da Faalc se apresentaram na República Tcheca e em Portugal
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.