A taxa de transmissão do coronavírus é um dado importante para entender a tendência da curva da doença em Mato Grosso do Sul. Se estiver abaixo de 1 por mais de duas semanas, o número indica que a pandemia pode estar sob controle em determinado Estado ou município. Dados apresentados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) indicam que MS tem uma taxa de 1,12. Já os dados da plataforma Analytics apontam uma taxa de transmissão de 0,97 em MS. Mas, afinal, quais são as diferenças nos cálculos? 

Em transmissão ao vivo nesta terça-feira (8), a SES apresentou novos indicadores, como a taxa de contágio da pandemia no território sul-mato-grossense. O índice foi calculado em 1,12, mas o dado é calculado com os números brutos, fornecidos pelo Sivep Gripe e E-SUS VE, alimentados pelos municípios. 

Por outro lado, a taxa de transmissão calculada pelo Covid-19 Analytics foi de 0,97. O estudo foi criado por de engenharia elétrica, engenharia industrial e economia da PUC-RJ (Pontifícia Católica do ) e conta com a participação de especialistas e professores de outras instituições, como FGV (Fundação Getúlio Vargas), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e até de algumas instituições internacionais.

O estudo do Covid-19 Analytics conta com uma equipe multidisciplinar e leva outros fatores em questão. A taxa, também conhecida como Rt ou número efetivo de reprodução da infecção, considera as taxas de transmissão, recuperação e letalidade da doença. Em resumo, cálculo é feito a partir da soma das taxas de recuperação e morte. Depois, a taxa de transmissão é dividida por essa soma.

Pesquisadores do Covid-19 Analytics explicam que a estimativa faz o cálculo “suavizando” as taxas diárias dos dados ao longo do tempo. Ou seja, o cálculo restringe o quanto as taxas diárias podem oscilar. Como os dados têm ruído e sazonalidade, a suavização é feita para captar a tendência.

MS vai considerar dados do Prosseguir

Em entrevista ao Jornal Midiamax na manhã desta terça-feira (8), o secretário Geraldo Resende comentou sobre o dado do Covid-19 Analytics, que indicou uma taxa de transmissão em 0,97. Ele afirma que a taxa abaixo de 1 é um bom sinal para Mato Grosso do Sul, mas explica que o Estado leva em consideração os dados do programa Prosseguir, que calculou a taxa em 1,12. 

“Nós precisamos seguir o Prosseguir, é ele que valida os dados e orienta que medidas nossos prefeitos precisam tomar para controlar a doença”, explica o secretário. 

O Prosseguir foi idealizado para apresentar recomendações aos prefeitos em relação à manutenção ou suspensão de atividades nos municípios, como forma de conter aglomerações e, assim, evitar a proliferação do coronavírus. O método se baseia em indicadores fornecidos pelos próprios municípios.

O secretário Geraldo Resende frisa que apesar das recomendações do Prosseguir para o controle da pandemia, os gestores municipais têm ignorado os perigos do coronavírus. Além disso, a população também não contribui. “Este fim de semana foi bastante emblemático, ver que a população, nem por empatia, não ajuda no controle da pandemia”.