O vídeo de uma atravessando a Avenida do Poeta no Parque dos Poderes em está circulando nas redes sociais. “Passeando no parque, retinha, jiboia”, diz a pessoa que filma.

Em agosto do ano passado, uma jiboia de aproximadamente 1,5m entrou em um Renault Sandero de cor prata que estava no estacionamento de um hotel no bairro Carandá Bosque. Participantes de um evento que acontecia no hotel viram o animal entrar o carro pela parte de baixo do veículo e acionaram o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que não conseguiu retirar o animal.

Além de acionar a PMA, o grupo teve a ideia de imprimir um recado para o proprietário do carro para que ele não corresse o risco de ser atacado. No papel colado no vidro do carro, lê-se: “Por gentileza, proprietário deste veículo. Dirija-se à recepção antes de adentrar no carro. Uma cobra jiboia entrou neste veículo e a polícia não conseguiu removê-la”.

Jiboia

A jiboia é um réptil que pode atingir até quatro metros de comprimento, entretanto, geralmente não apresenta mais de dois metros. As serpentes têm hábito noturno, porém podem ser avistadas durante o dia.

Sua alimentação baseia-se, principalmente, na ingestão de mamíferos roedores, entretanto, esses animais também alimentam-se de aves, lagartos e ovos.

Ela é uma serpente vivípara, ou seja, essa serpente não bota ovos e o embrião é desenvolvido dentro do corpo da fêmea. A jiboia é uma serpente que não possui presa inoculadora de veneno, sendo, portanto, uma serpente de dentição áglifa.