“Vamos à luta para reverter”, diz deputada sobre corte às universidades federais
A deputada federal Rose Modesto (PSBD) informou que a bancada federal de Mato Grosso do Sul irá se posicionar contra a medida do MEC (Ministério da Educação) que cortou 30% dos repasses às universidades federais. Em MS, o bloqueio foi de R$ 29,7 milhões na UFMS o que, segundo a reitoria, (Universidade Federal de Mato […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A deputada federal Rose Modesto (PSBD) informou que a bancada federal de Mato Grosso do Sul irá se posicionar contra a medida do MEC (Ministério da Educação) que cortou 30% dos repasses às universidades federais. Em MS, o bloqueio foi de R$ 29,7 milhões na UFMS o que, segundo a reitoria, (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) irá atingir todas as atividades desenvolvidas.
“Nós vamos à luta para reverter isso. Queremos entender o porquê do corte, quais áreas serão atingidas e a Comissão de Educação vai pedir audiência com ele para tentar reverter isso”, adiantou. Vice-presidente da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados, ela irá protocolar na quarta-feira (8) requerimento pedindo informações ao ministro.
“Ele não planejou isso com ninguém, nenhum reitor foi comunicado, simplesmente receberam os cortes”, comentou. Após o anúncio do MEC do corte de 30% nos repasses, universidades e institutos federais, diversas instituições de todo o Brasil constataram bloqueio de valores.
Por meio de nota diversas universidade informaram que, se os cortes se confirmarem, terão de paralisar atividades e suspender pagamentos a terceiros. Em grande parte dos casos, o maior impacto ocorrerá no pagamento de contas como água, energia elétrica, serviços de limpeza e aquisição de materiais. Em MS, os valores bloqueados da UFMS estavam nos recursos orçamentários de custeio e investimento para o exercício de 2019.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Motorista morre preso nas ferragens em ‘batida de 180º’ na MS-134 e três ficam feridos
Uma criança de 2 anos estava em um dos carros
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.