De 18 a 21 de abril, quatro CRS (Centros Regionais de Saúde) de Campo Grande, estarão com as salas de vacinação funcionando das 6h15 às 17h45 sem intervalo para almoço. Gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos podem procurar as unidades do Tiradentes, Nova Bahia, Aero Rancho e Coophavilla.

Conforme as informações, a estratégia é para oportunizar o acesso a vacina àqueles que eventualmente não têm tempo disponível durante a semana para procurar as unidades de saúde.

Vale lembrar que, para receber a dose é preciso apresentar o CNS (Cartão Nacional de Saúde) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação; e, a caderneta de vacinação (caso tenha).

Os demais grupos de risco – indivíduos com 60 anos ou mais de idade; as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; e, os professores de escolas públicas e particulares – serão imunizados a partir do dia 22 de abril, próxima segunda-feira.

As grávidas e puérperas devem apresentar também o cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação. Os profissionais de saúde, a carteira de conselho ou holerite, e os indígenas o cadastro na SESAI. O controle mais rigoroso para imunizar as pessoas do grupo de risco é para atender as recomendações do Ministério da Saúde, que não irá disponibilizar doses extras.

Para os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade, bem como os funcionários do sistema prisional será feito um esquema programado para imunização através da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

A doença

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

Prevenção

  • Lavar as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;
  • Proteger o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
  • Evitar tocar a boca e o nariz.
  • Melhorar a circulação de ar abrindo as janelas.
  • Evitar ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
  • Manter hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.