Todas as UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e CRS (Centro Regional de Saúde) de Campo Grande funcionam sem médicos pediatras na tarde deste domingo (17). A situação, denunciada por leitores, foi confirmada ao Jornal Midiamax pela assessoria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
De acordo com a pasta, houve dificuldade para preencher a escala médica desta tarde, mas um pediatra já foi acionado e deverá promover atendimento na UPA Coronel Antonino. A Sesau também tenta, neste momento, antecipar a entrada de médicos pediatras nos plantões noturnos, que têm início às 18h, nas UPA Leblon e Universitário.
A Sesau também explicou que a situação é rara e que a dificuldade em preencher a escala de pediatras no plantão desta tarde ocorre porque a maioria dos médicos – cerca de 60% do total – são contratados e que, por isso, o plantão é optativo.
“Além disso, há o fato de que há poucos pediatras no mercado brasileiro, atualmente, e que podem ocorrer eventualidade que impeçam que os médicos trabalhem. Porém, de acordo com a legislação municipal, os médicos generalistas (clínicos gerais) podem fazer atendimento normalmente”, apontou a Sesau.
O atendimento pediátrico, segundo a secretaria, deverá ser normalizado a partir das 18h, em todas as unidades da Capital. A Sesau também destacou que, nesta manhã, atendimentos especializados ocorrer dentro da normalidade.