A (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da Coordenadoria de Permanente, divulgou a lista dos candidatos selecionados para o programa de residência médica. As bolsas vão até R$ 11,8 mil. Os convocados devem comparecer à sede da secretaria entre os dias 06 e 07 de janeiro.

Foram chamados 30 profissionais que serão residentes em medicina da família e comunidade. Outros dois atuarão na área de psiquiatria, recebendo incentivos de R$ 3,3 mil. Ao todo foram quase 200 candidatos inscritos para realizar as provas.

A listagem pode ser acessada através da página de acompanhamento dos candidatos. A prova de seleção aconteceu no dia 08 de dezembro e os candidatos que não se apresentarem no prazo estipulado serão considerados desistentes, deixando a vaga em aberto para que seja feita uma segunda .

A seleção dos candidatos foi feita em duas etapas: prova escrita e avaliação curricular dos candidatos, sendo que foram previamente definido duas vezes o número profissionais em relação ao de vagas disponíveis.

MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

A oferta da residência em medicina da família e comunidade faz parte do processo de reestruturação e fortalecimento da Atenção Primária, tendo como “case de sucesso” o atendimento da Clínica da Família.

A atenção básica e saúde da família tem condições de resolver cerca de 80% dos problemas de saúde da população, daí a necessidade de ampliar as competências adquiridas na graduação. Através do programa de residência de medicina de família.

A equipe médica terá amplas condições de aprimorar e aperfeiçoar o cuidado resolutivo com as pessoas, famílias e comunidade.

O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade ofertado pela própria SESAU é um exemplo desse investimento nas equipes para que possamos atingir o mais alto nível de qualidade do sistema único de saúde.

PSQUIATRIA

A residência em Psiquiatria tem como meta formar um profissional capacitado de forma global para lidar com o adoecimento psíquico da população. Tendo nos dispositivos da RAPS seu campo de formação e atuação. conta com uma RAPS fortalecida com diferentes dispositivos e com avanços significativos nos últimos anos. A parceria com a desta residência possibilita formar profissionais especialistas sensíveis as necessidades do SUS e proporcionar uma formação teórico-prática moderna, diversificada e centrada na necessidade das pessoas.