Seminário de acolhimento a agentes tem palestras sobre saúde mental e assédio moral
PMCG Começou hoje (16) o 1º Seminário de acolhimento aos agentes comunitários de saúde e de endemias e aos de saúde pública, que, nessa primeira etapa, irá atender os agentes da região do Anhanduizinho. Durante o encontro, serão oferecidas palestras que tratem sobre a saúde mental dos servidores, qualidade de vida no trabalho e assédio […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
PMCG
Começou hoje (16) o 1º Seminário de acolhimento aos agentes comunitários de saúde e de endemias e aos de saúde pública, que, nessa primeira etapa, irá atender os agentes da região do Anhanduizinho. Durante o encontro, serão oferecidas palestras que tratem sobre a saúde mental dos servidores, qualidade de vida no trabalho e assédio moral.
O evento vai até quinta-feira e acontece no período da manhã. Ao todo, somente nessa primeira etapa, foram mais de 200 inscrições para o seminário. Além das palestras, também será aplicado um teste de stress ocupacional, que medirá o nível de estresse dos agentes.
A percepção da necessidade do encontro veio através do sindicato que, em reunião com as Superintendências de Atenção em Saúde e de Vigilância em Saúde, relatou a demanda dos servidores. O Distrito do Anhanduizinho foi escolhido como o primeiro por ser uma região frágil e a mais populosa, segundo o secretário-adjunto de saúde, Rogério Souto.
“A gente tem que aproveitar que nós temos um órgão dentro da Sesau para levar a demanda dos agentes, que muitas vezes nem nós sabemos”, comenta a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo.
Toda a organização do seminário está a cargo do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que tem como principal objetivo a normatização da saúde dos trabalhadores. “São três temas muito delicados, mas muito importantes para o nosso dia-a-dia”, afirma o coordenador do centro, Aldecir Dutra.
“Eles são os primeiros a chegar nas casas e terem informações valiosas sobre essas famílias, por isso têm que ser os primeiros a serem valorizados”, completa a coordenadora de atenção básica Glória Pereira.
Entendendo a necessidade do serviço que está sendo prestado aos ACS, ACE E ASP, o secretário-adjunto comenta que serão necessários diversos seminários como esse. “Teremos que fazer mais 11 ou 12 desse para atender 100% dos agentes”.
Notícias mais lidas agora
- Indígena de 3 anos é picada por cascavel e levada em estado grave para hospital
- Passageira não paga corrida e recebe surpresa desagradável de motorista: ‘me sentindo agiota’
- Comida de piranha? Como pedaço de pé foi parar dentro de tanque em Bioparque
- BNDES libera R$ 18,5 milhões de crédito para expansão da internet banda larga em MS
Últimas Notícias
Termina em dezembro o prazo para beneficiários do Bolsa Família buscarem atendimento em USFs
Essa é uma das condições para que a pessoa continue a receber o benefício em 2025.
Corinthians pode ser punido por cabeça de porco jogada no campo contra o Palmeiras? Entenda
O caso aconteceu aos 28 minutos do primeiro tempo da vitória corintiana por 2 a 0, pelo Brasileirão
Corpo de homem é encontrado embaixo de ponte com suspeita de espancamento em Corumbá
A vítima estava sem documentos e por isso ainda não foi identificada
Chuva intensa alaga trecho crítico do Pioneiros e motociclistas se arriscam na água
A previsão do tempo não descarta a chance de ocorrerem chuvas intensas em MS
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.