Seminário de acolhimento a agentes tem palestras sobre saúde mental e assédio moral
PMCG Começou hoje (16) o 1º Seminário de acolhimento aos agentes comunitários de saúde e de endemias e aos de saúde pública, que, nessa primeira etapa, irá atender os agentes da região do Anhanduizinho. Durante o encontro, serão oferecidas palestras que tratem sobre a saúde mental dos servidores, qualidade de vida no trabalho e assédio […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
PMCG
Começou hoje (16) o 1º Seminário de acolhimento aos agentes comunitários de saúde e de endemias e aos de saúde pública, que, nessa primeira etapa, irá atender os agentes da região do Anhanduizinho. Durante o encontro, serão oferecidas palestras que tratem sobre a saúde mental dos servidores, qualidade de vida no trabalho e assédio moral.
O evento vai até quinta-feira e acontece no período da manhã. Ao todo, somente nessa primeira etapa, foram mais de 200 inscrições para o seminário. Além das palestras, também será aplicado um teste de stress ocupacional, que medirá o nível de estresse dos agentes.
A percepção da necessidade do encontro veio através do sindicato que, em reunião com as Superintendências de Atenção em Saúde e de Vigilância em Saúde, relatou a demanda dos servidores. O Distrito do Anhanduizinho foi escolhido como o primeiro por ser uma região frágil e a mais populosa, segundo o secretário-adjunto de saúde, Rogério Souto.
“A gente tem que aproveitar que nós temos um órgão dentro da Sesau para levar a demanda dos agentes, que muitas vezes nem nós sabemos”, comenta a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo.
Toda a organização do seminário está a cargo do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que tem como principal objetivo a normatização da saúde dos trabalhadores. “São três temas muito delicados, mas muito importantes para o nosso dia-a-dia”, afirma o coordenador do centro, Aldecir Dutra.
“Eles são os primeiros a chegar nas casas e terem informações valiosas sobre essas famílias, por isso têm que ser os primeiros a serem valorizados”, completa a coordenadora de atenção básica Glória Pereira.
Entendendo a necessidade do serviço que está sendo prestado aos ACS, ACE E ASP, o secretário-adjunto comenta que serão necessários diversos seminários como esse. “Teremos que fazer mais 11 ou 12 desse para atender 100% dos agentes”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.