O mês de agosto está repleto de ações, não só das comemorações pelos 120 da Capital, mas também com eventos voltados para o esclarecimentos e conhecimentos à população. Exemplo disso, é a “Semana do Bebê” que está sendo realizada nos (Centros de Referência de Assistência Social) da cidade.

A Lei 5.116, de 26 de dezembro de 2017 do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, institui a Semana Estadual do Bebê e tem por finalidade fomentar ações, planos, programas e debates sobre os cuidados fundamentais para a garantia de uma primeira infância segura.

Dentre os diversos objetivos, destaca-se para o projeto local o inciso I do Art. 2º: informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da primeira infância. O evento tem como estratégia a mobilização social com objetivo de tornar o direito a sobrevivência e ao desenvolvimento integral da criança uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Além disso, também proporciona as gestantes e crianças, juntamente com suas famílias, atividades lúdicas, artísticas e culturais, bem como informações e serviços na área do desenvolvimento infantil e da saúde.

O secretário da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), José Mário Antunes, enfatiza que a primeira infância é definida como o período que vai do nascimento até os 6 anos de idade e que brincar é fundamental para que a criança seja criativa, inteligente e feliz. “No município de estamos realizando ações em seis Cras, com pai e filho, programa primeira infância no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), orientando as famílias de forma lúdica e levando os serviços da SAS para colaborar com o vínculo familiar”, declara.

O público alvo são 300 famílias, dentre elas: gestantes, famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família com crianças de 0 a 6 anos e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC/PCD, sendo crianças de até 6 anos.

A programação conta com palestras da equipe do NASF/ (Núcleo de Apoio à Saúde da Família/Secretaria Municipal da Saúde), atividades Lúdicas com a (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e entrega de Brinquedos às crianças em parceria com a SESAU.

O evento iniciou no dia 1º e segue até o dia 21. Já foram realizadas no CRAS da Moreninha II e Zé Pereira. As próximas serão: CRAS Jardim Noroeste– Rua Frei Caneca, 579. Data: 20/08 (terça-feira). Horário: 7h30mim / CRAS Los Angeles – Rua Arthur Pires, 885 esq. com Afonso Celso. Data: 20/08 (terça-feira). Horário: 7h30mim / CRAS Vila Nasser, Rua Januário Barbosa, 366. Data: 21/08 (quarta-feira). Horário: 13h.

Para informações sobre os encontros, a população pode entrar em contato pelo (67) 3314-4482 – Ramal 6109 ou pelo e-mail: [email protected]