Cotidiano

#Retrospectiva: O que os leitores do Midiamax comentam em nossas redes?

A internet se tornou uma ferramenta fantástica para expandir o conhecimento, trocar ideias, conhecer pessoas e se informar. Desde 2011, o Jornal Midiamax está presente nas redes sociais, levando informação, levantando discussões e abrindo espaços para exposição de ideias e opiniões diante dos fatos do cotidiano. O que os leitores do Jornal Midiamax comentam? Com […]

Tayana Vaz Publicado em 19/12/2019, às 13h00

None

A internet se tornou uma ferramenta fantástica para expandir o conhecimento, trocar ideias, conhecer pessoas e se informar. Desde 2011, o Jornal Midiamax está presente nas redes sociais, levando informação, levantando discussões e abrindo espaços para exposição de ideias e opiniões diante dos fatos do cotidiano.

O que os leitores do Jornal Midiamax comentam?

Com mais de 370 mil seguidores no Facebook, os usuários envolvidos em nossas postagem em maioria são mulheres, sendo 62%, e 38% homens. Durante o ano de 2019 nos deparamos com vários perfis de leitores, há aqueles que estão sempre presentes, em todas as postagens comentam, compartilham, marcam os amigos e estão diariamente ativos, os verdadeiros super fãs.

#Retrospectiva: O que os leitores do Midiamax comentam em nossas redes?
Welsley Pereira tem o selo super fã do Jornal Midiamax

Como é o caso do leitor, Welsley Pereira, com o selo de super fã, “Sempre acompanho o jornal com comentários,  procuro ser presente nas redes sociais, gosto de me manter informado e por incrível que pareça estou 24h observando… se a notícias for legal de minha importância ou um tema de impacto ou algo do tipo, dou minha opinião, respondo, elogio, crítico, mas quando é preciso”, pontuou.  

Questionado sobre a forma que expõe suas ideias nas redes sociais, Welsley comentou “sempre penso antes de falar, se errei volto atrás, procuro a compreender, sempre sem ofender e não procuro brigas, hoje já vivemos em muitas turbulência no dia-a-dia, evitar é melhor e aprendi a ser eclético a opiniões, assim viveremos melhor em sociedade.”

#Retrospectiva: O que os leitores do Midiamax comentam em nossas redes?
Ângela Eschiletti, leitora assídua do Midiamax

Nos comentários, pessoas compartilham emoções, expõe ideias, ironias, criatividade e se pronunciam principalmente quando vê algum erro. Mas nem todas fazem total questão de se envolver em polêmicas e compartilhar o que pensa.

É o caso da leitora, Ângela Eschiletti, “nem sempre eu compartilho as coisas ou comento. Hoje em dia tu tem que ter muita cautela e cuidado no que vai falar. Vontade eu tenho, mas eu prefiro ficar observando. O que eu tiver que meter a boca no trombone vou pensar bem antes de falar.”

O que te faz escrever algum comentário? 

Com atualizações instantâneas no site, o Jornal Midiamax está entre os maiores geradores de conteúdo jornalístico original na região Centro-Oeste do Brasil. Todos os dias, aproximadamente 3 notícias são distribuídas por hora em nossas redes sociais, uma condição ideal para trazer nossos leitores e formadores de opiniões ao debate sobre os assuntos abordados. 

Pessoas que abraçam a causa, sentem a dor do outro, culpam, julgam, observam, comemoram, discutem e até mesmo pedem a intermediação e moderação dos comentários para a equipe do Jornal Midiamax. Tentamos contato com algumas pessoas que ‘extrapolam’ nos comentários, mas não obtivemos reposta.

Liberdade de expressão não é direito à ofensa

Estamos sempre abertos às críticas, sugestões e denúncias. A cada dia surgem ideias e criação de novos espaços para que haja interação, humanização, compartilhamento de ideias e informações com nossos leitores.

Assegurados na Constituição Brasileira, a liberdade de expressão é um direito. Há quem dê a ‘cara a tapa’ em cada post, quando se iniciam discussões, apontamentos, críticas, e muitas vezes, ofensas.

Prezamos sempre pela liberdade de expressão, e não precisamos de nenhum Sherlock Holmes para descobrir a origem de comentários ofensivos e de baixo calão, visto que, são muitos. Já é rotineiro encontrarmos críticas à aparência, visando à humilhação, não à melhoria, e repudiamos comentários desse modo.

Consideramos a liberdade dos nossos leitores se expressarem, até porque ninguém poderá te proibir de fazer antes que você publique. No entanto, as garantias que a nossa Constituição nos traz servem também para responsabilizar aqueles que ultrapassaram os limites da liberdade de expressão. 

Todos podem, e devem, ser responsabilizados pela prática de atividades ilícitas e não podem se esconder atrás da bandeira da liberdade de expressão. Afinal, nas redes sociais, você é o que publica?

Jornal Midiamax