Ressocialização: Detentos da Máxima constroem brinquedos com pneus
Algumas praças da Capital serão contempladas com brinquedos produzidos no presídio. O projeto ‘Arte com Pneus’ é uma parceria entre Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e Funesp (Fundação Municipal de Esportes de Campo Grande). O objetivo, além de contribuir com o meio ambiente através do reaproveitamento de pneus, é estimular o processo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Algumas praças da Capital serão contempladas com brinquedos produzidos no presídio. O projeto ‘Arte com Pneus’ é uma parceria entre Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e Funesp (Fundação Municipal de Esportes de Campo Grande). O objetivo, além de contribuir com o meio ambiente através do reaproveitamento de pneus, é estimular o processo de ressocialização dos detentos.
O projeto, que é realizado na Penitenciária de Segurança Máxima, foi criado em 2017 e já beneficiou 12 Emeis (Escolas Municipais de Ensino Fundamental). Cerca de 5 mil crianças foram atendidas com a iniciativa. Segundo a Agepen, 8 internos da máxima participam do projeto. Eles atuam desde o corte, até a finalização das peças. A cada 3 dias de prestação de serviços, os detentos recebem um dia de remição da pena.
Conforme o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Barbosa Terra, a ação será proveitosa para o lazer das crianças nos espaços públicos. “É muito importante construir essa parceria com a Agepen, pois é um convênio onde todo mundo ganha, já que há a possibilidade de a mão de obra carcerária aprender um ofício e também com remição, ter a diminuição da pena, além da população, que pode levar suas crianças para o lazer”, diz.
O projeto
Desde 2017, o ‘Arte com Pneus’ já retirou do meio ambiente mais de 4,2 mil pneus sem uso. Esses pneus foram transformados em brinquedos para parque de diversões. O projeto foi idealizado pelo agente penitenciário Vinícius Saraiva de Oliveira e pelo técnico, Felipe Augusto da Costa Souza, da Semed (Secretaria Municipal de Educação).
De acordo com o diretor da penitenciária, Mauro Augusto Ferrari de Araújo, o objetivo agora é ampliar as possibilidades, com a instalação de um novo espaço dentro do presídio.
“Pretendemos dobrar o número de internos trabalhando e, com isso, mais pneus serão retirados do meio ambiente, contribuindo para eliminar o foco do Aedes aegypti”, diz.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Mariana Rios expõe diagnóstico de doença rara: “Zumbido sem fim”
No The Noite, Mariana Rios revelou que foi diagnosticada com uma doença raríssima que a deixou com sequelas; entenda a situação
Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante
Texto segue para análise do Senado
Vereadores aprovam reforma administrativa de Adriane Lopes que vai ‘enxugar’ contas da Prefeitura em 30%
A proposta foi reformulada para a criação de três secretarias executivas
‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Bar foi alvo de denúncia há 4 meses e dono foi intimado para ir à delegacia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.