Resolução determina medidas de proteção a comunidade indígena em Caarapó
Resolução n.º 47/2019 publicada pela CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) da OEA (Organização dos Estados Americanos) determinou ao Brasil que sejam tomadas medidas cautelares para garantirem o direito à vida e à integridade dos membros da comunidade indígena Guyraroká, da etnia Guarani Kaiowá, situada em Caarapó. A orientação é resultado de visita realizada em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Resolução n.º 47/2019 publicada pela CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) da OEA (Organização dos Estados Americanos) determinou ao Brasil que sejam tomadas medidas cautelares para garantirem o direito à vida e à integridade dos membros da comunidade indígena Guyraroká, da etnia Guarani Kaiowá, situada em Caarapó.
A orientação é resultado de visita realizada em novembro de 2018, que foi acompanhada pelo MPF-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). Para a comissão, os indígenas da região estão em situação de risco devido a ameaças, assédios e atos de violência em decorrência de disputa sobre a propriedade de terras.
Na resolução, é apontado panorama de situação de insegurança vivida pela comunidade de 110 indígenas que vivem em 50 hectares. Entre os problemas destacados, foram apontadas perseguições e ameaças, além do uso de agrotóxicos nos arredores das moradias e descarte em rio cuja água é usada para consumo. Durante a visita da comissão, foram relatados ataques com arma de fogo e ameaças.
Questionado, o Governo Federal respondeu informando o trâmite dos processos que discutem a titularidade das terras e não teria informado à comissão nenhuma medida protetiva. Por isso, foram solicitadas dentre as medidas cautelares ações destinadas a melhorar as condições de saúde, alimentação e acesso à água potável; e ações para investigar os fatos que levaram à publicação da cautelar.
Além da medida, a comissão mencionou a possibilidade de peticionar junto ao Sistema Interamericano apontando violações dos direitos dos indígenas. A íntegra da resolução pode ser conferida clicando aqui.
Notícias mais lidas agora
- Idoso cai de paramotor em Dourados e está em estado grave
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Governo da Bolívia acusa apoiadores de Evo Morales de sequestro de 200 soldados
O ministério não identificou os grupos, nem explicou como os soldados foram sequestrados
Assaltantes aplicam mata-leão e roubam homem que caminhava no Centro de Campo Grande
Após o crime, polícia saiu à procura e prendeu os suspeitos
Juiz da Geórgia rejeita ação do Partido Republicano sobre entrega pessoal de cédulas
Ação foi movida pelo partido de Donald Trump na sexta-feira à noite
Ucrânia: agência de inteligência militar diz que 7 mil norte-coreanos estão próximos ao país
Volodymyr Zelensky pediu que seus aliados parem de “observar” e adotem medidas antes que as tropas norte-coreanas enviadas à Rússia cheguem ao front
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.