A convite do (Ministério da ), representantes da Educação de vários estados brasileiros e instituições nacionais do terceiro setor se reuniram em , nesta segunda (29) e terça-feira (30), para discutir um o plano de ação e desenvolver uma agenda integrada do Ministério.

Representando o Estado, estava a professora Cecilia Motta, secretária de SED (Secretaria de Estado de Educação), junto com os secretários Fred Amancio (PE), Luiz Castro (AM), Pedro Fernandes (RJ), além de representantes do Mato Grosso, Amazonas e .

“Essa iniciativa do MEC, de escuta, de querer aproveitar o que já existe de bom, com base em evidências, é vista com bons olhos pelo Consed. A nossa expectativa é que possamos sair daqui com uma agenda integrada, avançando no regime de colaboração”, acredita Cecilia Motta.

No MS, o Regime de Colaboração, citado pela secretária, foi um dos principais sucessos da atual gestão e se tornou uma importante ferramenta para a construção do Currículo de Referência, além de ser utilizado como apoio para o trabalho de implementação da Base Nacional Comum Curricular no Estado, que se inicia em 2019.

Como parte da agenda, o evento contou com apresentações de representantes dos Institutos Natura, Ayrton Senna e Unibanco, além da Fundação Lemann e Todos Pela Educação.