A coordenadoria da mulher em situação de violência doméstica e familiar do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) capacitou 16 profissionais de beleza da Capital, que atuarão no combate ao crime, como agentes disseminadores de informações para o público que atende em salões de beleza.

O curso, que faz parte do Programa Mãos emPENHAdas Contra a Violência, foi ministrado no dia 17 de janeiro. Cabeleireiras, manicures e profissionais esteticistas de uma escola de cabeleireiros participaram da capacitação, realizada pela assessora jurídica Rosimeire Batista da Silveira, pela assistente social do TJMS, Vanessa Vieira e pela psicóloga Sandra Regina Monteiro Salles.

De acordo com Vanessa Viera, os participantes demonstraram grande interesse e preocupação com o assunto, já que na maior parte dos casos, relataram situações pessoais e de clientes que vivenciaram relação de abuso. “Eles reconhecem os prejuízos que a violência acarreta no pleno desenvolvimento da mulher”, relata.

O programa foi criado em 2018 pela juíza Jacqueline Machado, coordenadora da Mulher e titular da 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar da Capital. No mesmo ano, a iniciativa recebeu reconhecimento nacional com o Prêmio Direitos Humanos 2018, na categoria mulher.

Segundo o TJMS, o programa será ampliado neste ano e outros estados demonstraram interesse em implementar a iniciativa.