Programa do MPMS revela desmatamento ilegal de 30 mil hectares no Estado

Dados obtidos pelo programa DNA Ambiental apontam que 68,8 mil hectares de vegetação nativa foram desmatadas em Mato Grosso do Sul entre 2016 e 2017, sendo que 38,8 mil hectares foram suprimidos com autorização do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e outros 30 mil hectares foram desmatados ilegalmente. O Pantanal […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
PMA
PMA

Dados obtidos pelo programa DNA Ambiental apontam que 68,8 mil hectares de vegetação nativa foram desmatadas em Mato Grosso do Sul entre 2016 e 2017, sendo que 38,8 mil hectares foram suprimidos com autorização do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e outros 30 mil hectares foram desmatados ilegalmente.

O Pantanal é o bioma mais prejudicado, com 16,8 mil hectares desmatados, conforme os números do DNA Ambiental, programa que analisou imagens de satélite de vários períodos e integram os relatórios do Ministério Público, divulgados com dois anos de atraso.

A apresentação se refere a 71 municípios do Estado aconteceu na sexta-feira (29), sendo realizada pelo promotor Luciano Furtado Loubet. Os 30 mil hectares possivelmente desmatados ilegalmente são equivalentes a 30 mil campos de futebol.

Em operações realizadas entre 2013 e 2015, como a Cachorro-Vinagre e Cervo-do-Pantanal, foram identificados 70 mil hectares de desmatamento de vegetação nativa ocorridos de forma ilegal no Estado, gerando multas no valor de R$ 55,6 milhões.

2 milhões de tonelada de carbono e 625 pareceres

Ainda segundo o DNA Ambiental, foi constatado que os 30 mil hectares de desmatamento identificados resultaram na emissão de 2 milhões de toneladas de carbono na atmosfera, valor que equivale a 283 mil ônibus rodando 100 km, no período de 1 ano.

Além disso, o promotor Luciano Loubet revelou que serão remetidos 625 pareceres às promotorias de Justiça do Estado, para que o promotor de cada cidade tome providências e procure responsabilizar os possíveis infratores.

Conteúdos relacionados