Profissionais organizam ‘banquetaço’ contra extinção do Conselho de Segurança Alimentar

A decisão de extinguir o Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), os profissionais da área da alimentação decidiram fazer um ‘banquetaço’ em todo o país no dia 27 de fevereiro. Na Capital, o evento será das 11h às 13h, nos canteiros próximos aos semáforos da Avenida Afonso Pensa em frente à Praça do […]
| 31/01/2019
- 18:55
Profissionais organizam ‘banquetaço’ contra extinção do Conselho de Segurança Alimentar

A decisão de extinguir o Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), os profissionais da área da alimentação decidiram fazer um ‘banquetaço’ em todo o país no dia 27 de fevereiro. Na Capital, o evento será das 11h às 13h, nos canteiros próximos aos semáforos da Avenida Afonso Pensa em frente à Praça do Rádio,  entre as ruas Pe. João Crippa e Pedro Celestino.

O evento, tem por objetivo chamar a atenção não só da sociedade, mas também dos políticos que tomam as decisões na Câmara dos Deputados, Senado Federal e Ministério da Cidadania, para a importância do Conselho.

Além de estimular a participação democrática de especialistas dispostos a colaborar com planos e projeto em prol do direito humano à alimentação adequada.  A ideia é unificar as questões políticas em torno da extinção do Consea e ao mesmo tempo respeitar e valorizar as ações e diferenças em cada estado.

Eles ressaltam que o conselho, deixou como legado contribuições como edição Guia Alimentar para a População Brasileira, fortalecimento da agricultura familiar via PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), inclusão do Direito à Alimentação na Constituição Federal, dentre outros, fazendo assim o Brasil sair do mapa da fome.

Banquetaço

Sendo realizado simultaneamente em várias cidades do país, a proposta é oferecer um “banquete” a um grupo de pessoas definido pela comissão organizadora e distribuição de alimentos saudáveis à população que estiver passando pelo local.

Serão também oferecidas informações, oficinas, apresentação cultural e rodas de conversa.

Na organização representações de profissionais nutricionistas, chefs de cozinha, órgãos públicos, professores e acadêmicos de universidades, conselheiros do COMSAN e CONSEA/MS, agricultores familiares, indígenas, restaurantes de alimentação saudável e pessoas sensibilizadas com a causa.

No dia 05 de fevereiro às 18h, será realizada uma reunião para a discussão do evento, e de como será organizado. Ela acontece no Sesc Cultura, na avenida Afonso Pena, 2.270.

O que é o Consea?

É um órgão que integra o Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), composto por dois terços de representantes da sociedade civil e um terço de representantes governamentais.

O conselho é um espaço para a participação da sociedade na formulação, monitoramento e avaliação das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional. Ele foi recriado no ano de 2003 e tem caráter consultivo.

Sendo finalizado ainda nos primeiros dias do novo governo.

Veja também

Em comemoração ao Dia D da Maçonaria da Ordem GLEB, data em que incentiva uma...

Últimas notícias