O fim do ano está próximo e aumentam as ofertas de emprego, principalmente para o comércio. Neste ano, a previsão é de pelo menos 5 mil vagas temporárias em Mato Grosso do Sul, sendo 1,5 mil em . As vagas temporárias são oportunidade para quem sofre com o desemprego e também são chance para garantir um trabalho fixo. Para conquistar a vaga, a força de vontade é fundamental e até mesmo quem não tem experiência tem chance.

As oportunidades são atrativas para quem quer sair do desemprego. Em Campo Grande, a média salarial para trabalhos temporários no comércio é de R$ 1,2 mil, além de outros benefícios. O Jornal Midiamax conversou com especialistas, que deram dicas para os trabalhadores que sonham com um emprego neste . Confira as dicas:

Força de vontade em primeiro lugar

Para garantir a contratação temporária e até mesmo para tentar conquistar um emprego fixo, ter força de vontade e mostrar disponibilidade em aprender são comportamentos fundamentais. O presidente da CDL ( de Dirigentes Lojistas) de Campo Grande, Adelaido Vila, explica que é preciso demonstrar interesse e já é possível conquistar o empregador no momento da entrevista. Uma dica é pesquisar sobre a empresa que oferece a vaga.

“[O candidato] conquista demonstrando interesse, boa vontade, pesquisando sobre a atividade que você vai exercer. Quase todas as empresas têm redes sociais, visite, entenda o que a empresa faz, como ela se comunica”, recomenda. Segundo Vila, os empregos temporários ‘oxigenam’ o comércio, assim, um funcionário temporário com disponibilidade pode conquistar a vaga aquele que já estava empregado, mas não deu valor.

A economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da -MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e de Mato Grosso do Sul), Daniela Dias, afirma que as pesquisas também apontam que o comportamento do candidato é mais importante que experiência. “O principal requisito é a proatividade, o funcionário deve tentar entender qual o objetivo da empresa, entender as propostas, encarar desafios e buscar a melhoria”.

Emprego no fim de ano? 5 dicas para ganhar uma vaga no comércio de Campo Grande
Compras de fim de ano incentivam o comércio e ofertas de vagas temporárias. (Foto: Minamar Júnior)

Procure conhecer o produto

Depois da disponibilidade, ter conhecimento sobre a área que pretende trabalhar é uma característica que pode fazer a diferença na hora da contratação. A economista Daniela Dias explica que o comportamento do consumidor mudou e ele costuma entender sobre o produto quando vai às lojas, às vezes até mais do que o vendedor, o que pode ser um problema.

Por isso, os empresários buscam funcionários que entendam sobre a empresa e o produto. “Há necessidade de conhecer o produto, entender o que o consumidor deseja e ser um bom ouvinte”.

Cursos são um diferencial

O presidente da CDL afirma que os cursos de qualificação profissional também podem ajudar o candidato a sair na frente dos concorrentes. Segundo ele, nem tudo é tão difícil quanto parece. “Além da CDL, temos cursos de treinamentos para vendas e há muitos vídeos no Youtube. Não tem dinheiro para o ? Existe tudo disponível na internet, é só se dispor. As demais qualificações, a gente resolve dentro da própria empresa”, conta.

“Curso de qualificação pode ser diferencial. Além de comportamento, é bom ter habilidade técnica. Existem cursos online, rápidos, mas precisa mesmo é força de vontade. Os cursos podem ajudar a entender o consumidor e os empresários”, diz Daniela Dias.

Saiba lidar com as pessoas

Emprego no fim de ano? 5 dicas para ganhar uma vaga no comércio de Campo Grande
(Foto Ilustrativa: Minamar Júnior/Midiamax)

Parece até redundante, mas muitos candidatos ainda não se atentam a um pré-requisito importante para trabalhar com o comércio: saber lidar com as pessoas. O presidente da CDL explica que não adianta procurar um trabalho com vendas ou atendimento, se não é algo que o candidato goste de fazer.

“Aí vão ficar dois infelizes na relação, o funcionário e o empresário que o contratou. Se a pessoa não gosta de tratar com pessoas, não gosta de ter relacionamentos, de receber ordens, tem dificuldade de receber não, não adianta”.

Atenção com a apresentação pessoal

O presidente da CDL também orienta os candidatos com relação à apresentação pessoa. Não é preciso ter uma roupa nova, mas se atentar à limpeza e higiene pessoal destacam o candidato.

“Por mais simples que seja, ele precisa de uma apresentação que passe seriedade e disposição para o trabalho, essa primeira apresentação causa impacto. Outra dica é que no site da CDL tem os modelos de currículo, para deixar a apresentação ainda mais interessante”.

Outro cuidado é com as redes sociais. Segundo Adelaido Vila, as redes são uma ferramenta importante para conhecer o comportamento do candidato antes da contratação. É preciso ficar atento às postagens.