Procon Estadual realiza atendimento a idosos em Campo Grande

Assessoria Sucesso total. Assim pode ser classificado o resultado do atendimento intensivo realizado pela equipe da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast nesta segunda-feira (30,09) no programa denominado Idoso em dia do qual participaram, além da …

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Sucesso total. Assim pode ser classificado o resultado do atendimento intensivo realizado pela equipe da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast nesta segunda-feira (30,09) no programa denominado Idoso em dia do qual participaram, além da  Secretaria Especial de Cidadania, várias empresas entre bancos, concessionárias de serviços públicos e de telefonia.

Também participando servidores do Instituto Nacional do Seguro Social que promoveram orientações principalmente para idosos aposentados ou a procura de encaminhar pedido de aposentadoria. Na ocasião foi prestado apoio jurídico a dez pessoas para sanar dúvidas a respeito de  assuntos diversos, enquanto a Secretaria Especial de Cidadania atendeu 31 pessoas com orientações diversas,  variando de  cadastro da Identidade Jovem e Número de Identificação Social(NIS).

A rede bancária esteve representada pelos bancos  do Brasil, Caixa Econômica Federal,  Santander, Itaú e Bradesco que, no total, realizaram mais de cem atendimentos apresentando resolução para a maioria deles, muitos dos quais culminaram em acordos de dívidas. Já, em relação às concessionárias de serviços públicos, o atendimento superou os 70, dos quais mais de 40  tiveram resolução imediata.

Com relação às empresa de telefonia, tanto a Claro como a OI e a Vivo também deslocaram para atendimento pessoas com autonomia para decidir a respeito das demandas. Tanto é que a solução para os problemas apresentados superou os 90 por cento. Em função da quantidade de pessoas  que  saíram satisfeitas com os resultados dos atendimentos, o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, já planeja a realização de outras ações com público específico.

“Ficamos plenamente satisfeitos com a resolutividade apresentada  durante o atendimento dirigido à pessoa idosa. Muitas delas chegam a desistir de procura soluções para problemas como cobrança indevida, consignado não autorizado, entre outros, devido a burocracia que enfrentam. No entanto, o encaminhamento pelo Procon Estadual demonstrou eficiência”, comenta. Um dos exemplos é a senhora Rosemar Tabosa dos Santos que, conforme suas informações, vinha tentando resolver uma questão de empréstimo consignado há quase dois anos e só conseguiu encaminhar durante a ação.

 

Waldemar Hozano – Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS

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