Pular para o conteúdo
Cotidiano

Motoristas denunciam que empresas impedem reclamações em diário de bordo para evitar manutenções

O transporte público de Campo Grande em sua maioria das vezes é visto como precário por conta do quebra-quebra dos ônibus, atrasos e lotação além do normal. Os problemas também são levantados por conta da manutenção dos ônibus. Segundo pôde apurar o Jornal Midiamax, pelo menos duas empresas que prestam serviço para a população, ‘tapeiam’ […]
Arquivo -

O transporte público de em sua maioria das vezes é visto como precário por conta do quebra-quebra dos ônibus, atrasos e lotação além do normal. Os problemas também são levantados por conta da manutenção dos ônibus.

Segundo pôde apurar o Jornal Midiamax, pelo menos duas empresas que prestam serviço para a população, ‘tapeiam’ suas manutenções mesmo tendo ciências dos problemas relatados pelos próprios motoristas em uma espécie de diário de bordo.

Diariamente, é constante ver pelo menos um ou dois ônibus quebrados nas ruas da cidade por problemas mecânicos, deixando na mão os que precisam se locomover de uma região para a outra.

Conforme ainda soube a reportagem, os motoristas estão de certa forma, “impedidos” de realizar reclamações sobre os veículos. Se haver muita reclamação, há uma punição denominada de gancho e alguns são até transferidos de uma linha para outra.

O diretor-financeiro do STTCU (Sindicato dos Trabalhadores em Urbano de Campo Grande), Willian Alves da Silva, relata que não houve nenhuma conversa por parte dos motoristas e afirma que pretende ficar “mais atento ao assunto” e promete ir nas garagens para vistoriar a manutenção dos veículos. “Não chegou para a gente, mas se chegar, iremos verificar. Se está acontecendo isso recentemente, não temos a informação”.

“Tem um diário de bordo para os motoristas onde relatam os problemas dos veículos, porque todo o motorista pega o veículo e vistoria para a jornada de trabalho e se tiver algum problema, relata no diário de bordo”, explica Willian.

O diretor-financeiro também lembra que nesses casos de relato dos problemas nos ônibus, faz com que a empresa recolha os ônibus para as garagens e faça a devida manutenção para que melhore o desempenho do veículo.

Reclamação

As pessoas têm reclamado com mais frequência por conta dos atrasos dos ônibus, a diminuição da frota, o quebra-quebra, a lotação e o desconforto. Em Campo Grande, são 568 ônibus aptos para realizar o transporte público, mas nem assim conseguem trazer eficiência e conforto para a população.

Frota vencida

Em circulação e com data vencida, 15 ônibus ainda persistem em comportar passageiros durante as viagens, mas até agora, nem Prefeitura e nem realizaram a sua retirada, como estava prevista em contrato firmado no ano de 2012. A situação piora quando no fim deste ano, mais de 100 carros venceriam e passariam a rodar com vida útil terminada, o que é proibido pelo contrato.

No planejamento, a princípio, está prevista uma renovação para este ano, porém não se sabe quantos carros viriam nessa ‘reformulação’. A reportagem apurou com pessoas próximas e que acompanham o dia a dia da circulação e do transporte, que afirmam que há expectativa é de que exista uma futura renovação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Defesa de ex-assessor de Bolsonaro leva ao STF conversas em rede social atribuídas a Mauro Cid

GRACYANNE PABLO MARÇAL BATIZADA

VÍDEO: Gracyanne Barbosa encara fila de madrugada para ser batizada por Pablo Marçal

Motorista morre após Hilux ficar destruída em acidente com caminhão na MS-112

Patriota e PTB lídio

Sem partido, Lídio Lopes deve definir legenda apenas em 2026

Notícias mais lidas agora

Entenda: delação que derrubou corrupção em Sidrolândia está 'congelada'

cpi joão resende frota velha

João Resende segue na diretoria e confirma: frota velha do Consórcio não será trocada

Menina de 6 anos ferida em acidente na BR-262 teve perna amputada: ‘lutando pela vida’

capela onde carlo acutis fez milagre

Capela onde Carlo Acutis fez milagre em Campo Grande define evento após decisão de papa Leão

Últimas Notícias

Política

Concessão da Hidrovia Paraguai-Paraná será lançada em dezembro, anuncia ministro

Ministro Silvio Costa Filho afirmou que a concessão será anunciada no fim do ano

Política

Decisão barra cassação de vereador envolvido em acidente de trânsito em Ribas do Rio Pardo

Pedido de cassação, agora suspenso, foi registrado por suplente do vereador

Brasil

Jornalista faz novos ataques homofóbicos após ser solta

Novos ataques aconteceram dentro de um edifício no centro de São Paulo

Cotidiano

Vai viajar nesta terça-feira? Confira os pontos de interdição na BR-163

Trechos estão interditados em 18 pontos da rodovia em Mato Grosso do Sul