A partir da próxima segunda-feira (30), a região do bairro Lageado recebe o Cidade Limpa, que tem por objetivo recolher resíduos de grande volume como móveis e eletrodomésticos em geral que descartados irregularmente se tornam potenciais criadouros do – transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A ação faz parte das estratégias que estão sendo adotadas pela Prefeitura de para controlar os índices das doenças provocadas pelo mosquito. Este ano a Capital enfrentou uma epidemia de dengue com pico de mais de nove mil somente em um mês. Com retorno das chuvas, também é preciso intensificar as ações.

O ponto de coleta instalado na Rua Lúcia dos Santos (ao lado do CRAS Dom Antônio) vai receber os materiais levados pela população, como sofás, geladeiras, televisores, carcaças de computadores, fogões, carrinhos de mão, pias de cozinha, banheiras de plástico, móveis, armários de aço e máquinas/tanquinhos de lavar roupas.

O local funcionará de 30 de setembro a 04 de outubro, das 07h às 16h. Não serão aceitos entulhos de construção, podas de árvores e pneus.

A existência destes resíduos nas residências são possíveis depósitos e criadouros do mosquito da dengue, bem como a instalação, manutenção e proliferação de animais indesejáveis ao convívio humano (ratos, pombos, baratas e outros) e passíveis de transmissão de doenças, inutilizar/destruir alimentos ou sujar as residências.  Estes objetos também expõem crianças a riscos de acidentes e, na estação das chuvas, podem entupir bueiros, provocando inundações.