O está quase chegando ao fim, mas ainda dá tempo de fazer um exame de mama nos pets. Para tratar sobre a importância da prevenção da mortalidade do câncer nos animais, o Hospital Veterinário da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) oferece exames gratuitos nesta terça-feira (28).

Os exames são realizados pelo projeto ‘Fêmea Feliz’, coordenado pelo professor Paulo Andreussi, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. “Diariamente, diagnosticamos no Hospital Veterinário até quatro casos em cadelas e gatas. E, na maior parte das vezes, os casos já são graves e com risco de metástase”, explica.

Foi justamente o aumento dos casos registrados no Hospital Veterinário que motivou o professor a criar o projeto de extensão em 2016. “O câncer de mama em pets é decorrente, principalmente, do uso indiscriminado de anticoncepcionais”, comenta o professor. Com a participação de acadêmicas do curso de Medicina Veterinária, a equipe realiza atividades de orientação e esclarecimento, em diversos locais, além de estar diariamente no HV.

Nesta terça-feira (29), os donos podem levar cadelas e gatas para o atendimento gratuito, até as 17 horas. Acesse o link para mais informações.

(com informações da UFMS)