ONG paulista visita duas escolas em Mato Grosso do Sul com projeto fotográfico

O projeto FotoArte, da ONG (Organização Não Governamental), ImageMagica, de São Paulo, visita duas escolas em Mato Grosso do Sul neste mês de maio. Nos dias 23 e 24 será em Bandeirantes e em 27 e 28, na cidade de Rio Brilhante. De acordo com as informações, um caminhão que simula uma câmera fotográfica gigante vai […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O projeto FotoArte, da ONG (Organização Não Governamental), ImageMagica, de São Paulo, visita duas escolas em Mato Grosso do Sul neste mês de maio. Nos dias 23 e 24 será em Bandeirantes e em 27 e 28, na cidade de Rio Brilhante.

De acordo com as informações, um caminhão que simula uma câmera fotográfica gigante vai até uma escola pública e fotografa as crianças projetando o futuro delas. Depois, as imagens ser tornam uma exposição aberta com as fotos que elas fizeram.

A unidade móvel conta com uma câmera escura, onde os participantes aprendem, na prática e brincando, como as imagens são formadas, uma cabine fotográfica para criar autorretratos, além de transportar brinquedos educativos, como caleidoscópios e taumatrópios (ou pirulitos óticos).

No projeto, educadores da organização ensinam técnicas de fotografia para os participantes para serem aplicadas de forma crítica e reflexiva. Parte da aula acontece dentro do caminhão da fotografia, que simula o interior de uma câmera fotográfica.

Sem seguida, eles são convidados a fotografar e fazer uma legenda sobre o tema “caminhos para o futuro”, que irão ser expostas na escola ao final do projeto. As imagens são impressas e entregues aos novos fotógrafos.

O projeto é itinerante e vista 16 cidades do país nesta edição. Em 2017, ele passou pela primeira vez em Mato Grosso do Sul. Ao todo, já foram mais de 90 instituições e mais de 17 mil alunos atendidos.

A ação é uma parceria entre o Ministério da Cidadania, o Instituto CCR MSVia e a ImageMagica, através da lei de Incentivo à Cultura.

Para os professores

Os professores das escolas participam de uma ação exclusiva para onde são capacitados e aprendem a usar a fotografia como ferramenta de ensino dentro da sala de aula para suas próprias disciplinas.

Exposição

Ao final das oficinas, a escola recebe uma exposição com o material produzido pelos alunos. Ela é construída em formato de lambe-lambe ou varal com todas as imagens criadas e fica aberta para a visitação de toda a comunidade, aumentando o impacto das fotografias e das mensagens criadas.

Serviço

Em Bandeirantes, a visita é realizada na Escola Estadual Ernesto Solon Borges, de 23 e 24 de maio, localizada na rua Tiradentes, 379, Centro.

E nos dias 27 e 28, Rio Brilhante recebe a visita do projeto no Centro Educacional Criança Esperança 2, que fica na rua Caiuás, 1123, bairro Morada do Sol.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados