ONG paulista visita duas escolas em Mato Grosso do Sul com projeto fotográfico
O projeto FotoArte, da ONG (Organização Não Governamental), ImageMagica, de São Paulo, visita duas escolas em Mato Grosso do Sul neste mês de maio. Nos dias 23 e 24 será em Bandeirantes e em 27 e 28, na cidade de Rio Brilhante. De acordo com as informações, um caminhão que simula uma câmera fotográfica gigante vai […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O projeto FotoArte, da ONG (Organização Não Governamental), ImageMagica, de São Paulo, visita duas escolas em Mato Grosso do Sul neste mês de maio. Nos dias 23 e 24 será em Bandeirantes e em 27 e 28, na cidade de Rio Brilhante.
De acordo com as informações, um caminhão que simula uma câmera fotográfica gigante vai até uma escola pública e fotografa as crianças projetando o futuro delas. Depois, as imagens ser tornam uma exposição aberta com as fotos que elas fizeram.
A unidade móvel conta com uma câmera escura, onde os participantes aprendem, na prática e brincando, como as imagens são formadas, uma cabine fotográfica para criar autorretratos, além de transportar brinquedos educativos, como caleidoscópios e taumatrópios (ou pirulitos óticos).
No projeto, educadores da organização ensinam técnicas de fotografia para os participantes para serem aplicadas de forma crítica e reflexiva. Parte da aula acontece dentro do caminhão da fotografia, que simula o interior de uma câmera fotográfica.
Sem seguida, eles são convidados a fotografar e fazer uma legenda sobre o tema “caminhos para o futuro”, que irão ser expostas na escola ao final do projeto. As imagens são impressas e entregues aos novos fotógrafos.
O projeto é itinerante e vista 16 cidades do país nesta edição. Em 2017, ele passou pela primeira vez em Mato Grosso do Sul. Ao todo, já foram mais de 90 instituições e mais de 17 mil alunos atendidos.
A ação é uma parceria entre o Ministério da Cidadania, o Instituto CCR MSVia e a ImageMagica, através da lei de Incentivo à Cultura.
Para os professores
Os professores das escolas participam de uma ação exclusiva para onde são capacitados e aprendem a usar a fotografia como ferramenta de ensino dentro da sala de aula para suas próprias disciplinas.
Exposição
Ao final das oficinas, a escola recebe uma exposição com o material produzido pelos alunos. Ela é construída em formato de lambe-lambe ou varal com todas as imagens criadas e fica aberta para a visitação de toda a comunidade, aumentando o impacto das fotografias e das mensagens criadas.
Serviço
Em Bandeirantes, a visita é realizada na Escola Estadual Ernesto Solon Borges, de 23 e 24 de maio, localizada na rua Tiradentes, 379, Centro.
E nos dias 27 e 28, Rio Brilhante recebe a visita do projeto no Centro Educacional Criança Esperança 2, que fica na rua Caiuás, 1123, bairro Morada do Sol.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Motorista morre preso nas ferragens em ‘batida de 180º’ na MS-134 e três ficam feridos
Uma criança de 2 anos estava em um dos carros
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.