Na próxima segunda-feira (30) acontece na Capital o lançamento do NIEPPICS (Núcleo de Implementação Estratégica Para Práticas Integrativas e Complementares em Educação e Saúde). O evento, realizado pela Du'Bem Produtos Ecológicos, será realizado no Living Lab do Sebrae/MS, a partir das 19 horas e a entrada é gratuita.

Este é o primeiro Núcleo no Brasil que trata das PICS (Práticas Integrativas e Complementares). O evento é gratuito e terá a participação de Ricardo Monezi, pós-doutorado em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva e doutor em Ciências pelo Departamento de Psicologia da Federal de São Paulo (UNIFESP).

A diretora geral do NIEPPICS, Joseanne Roque, que trabalha há 18 anos na modalidade, explica que as PICS são os tratamentos que usam recursos terapêuticos e ajudam a prevenir diversas doenças. “Muitas vezes as doenças têm fundo emocional e essas práticas vem para ajudar as pessoas a tratarem. Com a chegada do núcleo na Capital, vamos buscar auxiliar desde empresas até funcionários da saúde e educação”, afirma Joseanne.

O que são as PICS?

As PICS mais conhecidas são homeopatia, aromaterapia, meditação, musicoterapia, acupuntura, yoga, circular, arteterapia e Constelação Familiar. As metas estão alinhadas à Agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Agenda é da OMS (Organização Mundial da Saúde) e é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos pelos países-membros até 2030.

As PICS são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como, por exemplo, depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. As Práticas Integrativas e Complementares não substituem a medicina tradicional. Elas são um adicional, um complemento no tratamento e indicadas por profissionais específicos conforme as necessidades de cada caso.

Atualmente, o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos das PICS à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS. Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

Mais informações pelo telefone (67) 99614-8507.