Mulheres trans podem pedir autoteste de HIV pela internet para retirada em shopping

Mais pessoas terão acesso aos autotestes de HIV pelo projeto ‘A Hora é Agora’ em Campo Grande. Inicialmente, o público-alvo era de jovens gays e homens que fazem sexo com outros homens, mas agora as mulheres trans também podem pedir a testagem anti-HIV no site e retirar o kit no armário do Pátio Central Shopping. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Usuário pode retirar o autoteste em um armário instalado no shopping Pátio Central. (Foto: PMCG)
Usuário pode retirar o autoteste em um armário instalado no shopping Pátio Central. (Foto: PMCG)

Mais pessoas terão acesso aos autotestes de HIV pelo projeto ‘A Hora é Agora’ em Campo Grande. Inicialmente, o público-alvo era de jovens gays e homens que fazem sexo com outros homens, mas agora as mulheres trans também podem pedir a testagem anti-HIV no site e retirar o kit no armário do Pátio Central Shopping.

O armário foi montado no local para garantir o sigilo de identidade para quem pedir o autoteste. O programa foi lançado em setembro e visa o diagnóstico da doença para o início imediato do tratamento entre os homens, que são a maioria nos casos em que os exames de HIV dão positivo.

Nos nove primeiros meses do ano foram registrados novos 205 casos de HIV em homens, no mesmo período 59 mulheres foram diagnosticadas com a doença. Mesmo com os números alarmantes, há ainda quem tema o exame por medo de um resultado inesperado.

Através do site A Hora é Agora, o usuário poderá solicitar kit de autotestagem para o HIV e retirá-lo de forma anônima. Este será mais um canal para que a população-chave solicite o kit de autotestagem para o HIV, agora também por meio do aparelho celular.

Passo a passo

Ao acessar o site, os usuários poderão solicitar o kit de testagem e retirá-lo no Pátio Central Shopping, com funcionamento das 8h às 19h. Com isso, poderão realizar o autoteste em casa ou em outro local em que se sintam confortáveis. O teste oral usado no projeto é validado para o uso no Brasil desde dezembro de 2018 e o teste de sangue é o atualmente distribuído pelo Ministério da Saúde. É rápido, confiável, confidencial e sua execução é muito simples.

No site, os interessados encontrarão informações sobre prevenção ao HIV e uma calculadora de risco de infecção que fornece um resultado com base nos comportamentos relatados, além de opções para o recebimento de um kit com o teste de fluido oral ou um kit com teste de sangue para o HIV. As instruções para a autotestagem estarão disponíveis na bula do teste e em um link na plataforma que dará acesso aos vídeos demonstrativos sobre a forma correta de fazer o teste e ler seu resultado.

Em caso de resultado positivo, os participantes serão encaminhados ao CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), contando com profissionais da saúde, para realizar o teste confirmatório, e em caso reagente ao HIV, o usuário realizará todos os exames necessários (incluindo carga viral e contagem de CD4 rápida) e poderá iniciar o tratamento do HIV no mesmo dia do diagnóstico. O usuário, então, será vinculado a uma unidade de saúde da sua escolha, com a ajuda do linkador.

O linkador faz parte da equipe do projeto A Hora é Agora e é um profissional qualificado, que auxilia os usuários diagnosticados HIV+ no momento em que descobrem sua sorologia, além de facilitar o seu acesso ao serviço de saúde e responder dúvidas sobre o HIV/Aids . O CTA também realiza o diagnóstico de outras ISTs como sífilis e hepatites por meio de testes rápidos, oferecendo tratamento oportuno e rápido dos casos positivos. O atendimento no CTA estará disponível para toda a população de Campo Grande.

Além disso, o CTA também oferta aconselhamento, consultas, indicação de vacinas, preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante, assim como atendimentos para PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) uma nova forma de prevenção ao HIV.

Conteúdos relacionados