Mãe de duas crianças – Henry Gabriel (2 anos) e Anny Gabrielly (1 ano) –  Myllena Alves Cochev, 21 anos, está precisando de doação de sangue após ser diagnosticada com leucemia aguda. A jovem está internada na Clínica , e o doador deve procurar o Hemosul para ajudar.

Mãe de duas crianças, jovem com leucemia aguda precisa de doações de sangue
Myllena com os dois filhos. (Foto: WhatsApp)

De acordo com a mãe da garota, Aparecida de Fátima Cochev, há três meses Myllena foi diagnosticada com leucemia crônica, mas no exame do último dia 4, mostrou que o quadro evoluiu para leucemia aguda, forma mais grave da doença.

A mãe conta que nesses três meses ela está hospitalizada e além da quimioterapia, Myllena precisa de transfusão de sangue com plaquetas, por isso ela pede doações para a filha.

Ela contou ao Jornal Midiamax, que após a estabilização do quadro de saúde, irá com a filha para Jau, interior de São Paulo, onde será realizado o transplante de medula. Lá ela precisará ficar por 6 meses. “O quadro precisa estar estável para que não haja rejeição no transplante”, explicou.

As doações devem ser feitas em nome de Myllena Alves Cochev, e podem ser de qualquer tipo sanguíneo. O Hemosul fica localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304 – Centro.  O telefone para informações é 3312-1500 ou 3312-1517. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 7h às 17h, e aos sábados das 7h às 12h.

Quem pode doar

Para doar sangue é preciso seguir algumas regras: estar munido com documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

Os doadores precisam ter de 16 a 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então, pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração (também disponível no site), levar para mãe, pai ou responsável legal assinar e aí reconhecer firma desta assinatura. Se o menor de idade for emancipado pode ir sozinho ao Hemosul e apresentar o documento de emancipação. Se for casado, levar a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação.

Embora a lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 quilos, a Rede Hemosul reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

O doador deve estar bem alimentado para doar sangue. Não se pode doar sangue em jejum. Mas deve-se evitar alimentos com excesso de gordura quando for realizar a doação. É recomendado alimentação saudável.