Cotidiano

Lei estabelece curso de primeiros socorros aos pais ainda na maternidade

Foi sancionada, nesta sexta-feira (31), a Lei Estadual nº 5.346, que estabelece a realização de cursos de primeiros socorros aos pais e responsáveis de bebês recém-nascidos ainda na maternidade ou hospital. A determinação está na página 2, do DOE (Diário Oficial do Estado) de Mato Grosso do Sul. Segundo a publicação, o conteúdo principal desse […]

Kamila Alcântara Publicado em 31/05/2019, às 07h56

Foto: Lifestyle Sapo
Foto: Lifestyle Sapo - Foto: Lifestyle Sapo

Foi sancionada, nesta sexta-feira (31), a Lei Estadual nº 5.346, que estabelece a realização de cursos de primeiros socorros aos pais e responsáveis de bebês recém-nascidos ainda na maternidade ou hospital. A determinação está na página 2, do DOE (Diário Oficial do Estado) de Mato Grosso do Sul.

Segundo a publicação, o conteúdo principal desse curso é atender os bebês com engasgamento, respiração de corpo estranho para prevenção de morte súbita. Essas são as principais causas de óbitos de crianças, com menos de 1 ano, e geralmente ocorre durante o sono noturno.

Os hospitais e maternidades de todo Estado deverão informar os responsáveis sobre a existência e a disponibilidade do treinamento, já durante o acompanhamento pré-natal. Esse treinamento deve ser oferecido de forma individual ou coletiva, mas sempre presencial.

Além do curso presencial, os locais frequentados pelos pais nos hospitais, durante o período da gravidez, devem afixar de forma visível uma cópia da Lei, para que seja de consciência de todos.

Jornal Midiamax