Lar dos Sonhos Positivos passa a atender com nova metodologia
Lar dos Sonhos Positivos, antiga Afrangel, passa a funcionar com nova metodologia a partir do próximo mês. O anúncio foi feito, na noite desta quarta-feira (23), durante reunião com amigos e benfeitores da entidade. Atualmente, a instituição atende 44 crianças que vivem ou convivem com HIV/AIDS. A decisão foi tomada após o déficit orçamentário que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Lar dos Sonhos Positivos, antiga Afrangel, passa a funcionar com nova metodologia a partir do próximo mês. O anúncio foi feito, na noite desta quarta-feira (23), durante reunião com amigos e benfeitores da entidade. Atualmente, a instituição atende 44 crianças que vivem ou convivem com HIV/AIDS.
A decisão foi tomada após o déficit orçamentário que o Lar sofreu nos últimos meses com a folha de pagamento dos funcionários. Cerca de 23 colaboradores, entre assistentes sociais, psicólogas, nutricionistas, facilitadores sociais, cozinheira e técnicas de enfermagem, movimentam um gasto de aproximadamente R$ 90 mil por mês.
A coordenadora da Instituição beneficente, Irmã Mariza Zanutto, explicou que, ao contrário do que foi divulgado nas mídias na semana passada, a casa não vai fechar as portas. O que vai mudar, no entanto, é a forma como as crianças serão atendidas com a nova metodologia.
A partir do dia 4 de fevereiro, a equipe multidisciplinar passa a atender as crianças a domicilio. Os remédios serão ministrados em cada residência e o convívio, que antes era diário, passará a ser uma vez por mês no espaço físico da Instituição.
A Irmã ressalta que nenhuma criança vai ficar sem atendimento, orientação ou cesta básica – como já era feito anteriormente. A nova forma de acolhimento deve favorecer para que novas pessoas, soropositivas ou não, deixem a vergonha de lado e procurem ajuda.
“As vezes deixamos de assistir as pessoas pelo vírus ainda ser um tabu. De repente com o atendimento em casa, a pessoa perca a vergonha e procure por nós”, ressaltou a coordenadora.
Os benfeitores devem continuar ajudando porque, segundo a Irmã, a Entidade vive de doações, parcerias governamentais, eventos e venda de souvenir.
O Lar dos Sonhos Positivos é a única Instituição em Mato Grosso do Sul que acolhe crianças de 0 a 12 anos, vivendo e convivendo com HIV/AIDS. Fundado em 1996, com nome de Afrangel, a casa está desde 1999 sob a direção das Irmãs Franciscanas Angelinas contribuindo com a valorização da vida por meio de atendimento integral, de forma gratuita, nas áreas de assistência social, psicologia e saúde.
A rotina do Lar dos Sonhos Positivos era buscar os assistidos em casa. A viagem até o Lar e à escola iniciava-se todos os dias às 4h da madrugada, chegando na Instituição por volta das 7h, onde os maiores eram deixados na Escola e os menores levados ao Lar. Às 11h, o ônibus da Entidade buscava as crianças na Escola, levava para o Lar onde almoçavam, dormiam, tomavam banho e desenvolviam atividades socioeducativas. Após o jantar, às 16h30, as crianças faziam o trajeto de retorno para casa.
Com o novo método de acolhimento, essa rotina deixará de existir e os remédios e atendimentos médicos serão realizados somente a domicílio.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
De almoxarife a zelador, Funsat oferta 2.156 vagas de emprego em Campo Grande
A lista de vagas inclui oportunidades temporárias e para PCDs
Inquérito apura medidas adotadas pela Santa Casa após denúncia de formigas em paciente
Família denunciou situação em paciente idoso com traqueostomia
Empresário tenta recurso, mas Justiça mantém bloqueio de bens por golpe de R$ 48 milhões em MS
Empresa prometia lucros exorbitantes em investimentos aos clientes
Paulo Mathias é demitido do SBT quatro dias após fim do Chega Mais: “Gratidão”
Após 10 meses, Paulo Mathias é demitido do SBT; desligamento do comunicador aconteceu quatro dias depois do fim do Chega Mais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.