IPTU 2019: Atendimento vai até às 16h, mas pode ‘esticar’ em caso de alta demanda

A Central do IPTU manterá o atendimento até às 16h nesta quinta-feira (10), último dia para pagamento do IPTU 2019 com desconto de 20% à vista. Porém, de acordo com a Prefeitura, caso a demanda esteja alta, o local poderá seguir com a distribuição de senhas ultrapassando o horário estabelecido. Todavia, a recomendação é chegar […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Central do IPTU manterá o atendimento até às 16h nesta quinta-feira (10), último dia para pagamento do IPTU 2019 com desconto de 20% à vista. Porém, de acordo com a Prefeitura, caso a demanda esteja alta, o local poderá seguir com a distribuição de senhas ultrapassando o horário estabelecido. Todavia, a recomendação é chegar até às 16h para pegar a senha e garantir atendimento.

Devido à alta demanda por atendimento, a Prefeitura providenciou uma tenda com atendimento externo e incremento no número de servidores. Na última quarta-feira (9), a Central do IPTU registrou cerca de 2.200 atendimentos.

No local, boa parte da procura é de contribuintes que tiveram a matrícula do imóvel inserida na dívida ativa do município, ou seja, ainda possuem débitos. Por isso, os descontos não são concedidos, tornando-se necessário comparecer pessoalmente à Central para renegociar o pagamento dos tributos.

Assim, caso a dívida anterior seja quitada, o contribuinte receberá novo carnê, no qual o desconto de 20% poderá ser concedido, mas vale lembrar que esse desconto é só até esta quinta.

A dona de casa Maria Josane Pires, de 51 anos, compareceu pela segunda vez ao local nesta semana. Na segunda-feira, ela negociou os débitos, mas como não conseguiu fazer o pagamento on-line, aguarda novo atendimento para atualizar o boleto.

“Tenho um resíduo do IPTU de 2018 e vou ver se é melhor para mim pagar o de 2019 e deixar o do ano passado para o Refis. Vamos ver que oportunidade eu consigo aqui”, declarou.

Ivaldo Feitosa, de 45 anos, que trabalha com serviços gerais, também compareceu à Central nesta manhã para negociar a dívida ativa. “Vou ver se parcelando eu ainda consigo desconto. Deixei o 13º salário para tentar pagar esses impostos à vista e economizar”, detalhou.

Sorte na urna

IPTU 2019: Atendimento vai até às 16h, mas pode 'esticar' em caso de alta demanda
Guilherme já garantiu participação no IPTU Dá Prêmio 2019 (Foto: Marcos Ermínio | Midiamax)

Quem paga o IPTU 2019, seja à vista ou parcelado, participa do programa IPTU Dá Prêmio, no qual tradicionalmente três sorteios são realizado e entregam aos vencedores desde carros zero km, viagens, aparelhos de ar condicionado, motocicletas e TVs de tela plana.

O aposentado Guilherme Rebeca, de 82 anos, que pagou o IPTU 2019 à vista com os 20% de desconto, já depositou o cupom promocional na urna, que está localizada na entrada da Central do IPTU. “Não gosto de coisa parcelada então já paguei logo à vista. Agora é contar com a sorte para ver se o carro vem”, declara.

O funcionário público Rildo Andrade, de 47 anos, também já depositou o cupom. “Uma vizinha minha já ganhou um ar-condicionado uns anos atrás, quem sabe agora é a minha vez”, brinca.

IPTU 2019: Atendimento vai até às 16h, mas pode 'esticar' em caso de alta demanda
(Foto: Marcos Ermínio | Midiamax)

Pela internet

Quem perdeu ou não recebeu o carnê não precisa necessariamente deslocar-se até a Central do IPTU para conseguir a segunda via: a impressão é possível pela internet. Para isso, o contribuinte deve acessar o site www.campogrande.ms.gov.br/iptu e, com o número da inscrição municipal, ter acesso à segunda via, que pode ser quitada em qualquer agência.

IPTU 2019: Atendimento vai até às 16h, mas pode 'esticar' em caso de alta demanda
(Foto: Marcos Ermínio | Midiamax)

Na Central do IPTU, uma estação do Banco do Brasil aceita pagamentos em dinheiro ou cartão (de débito) no limite de até R$ 1.500. Já nas casas lotéricas, o limite é maior e boletos de até R$ 2.000 são aceitos.

Pagamentos em cheque são realizados apenas de contas no Banco do Brasil, nas dependências da tesouraria, que fica no 1º andar do Paço Municipal (ao lado da Central do IPTU). Demais valores podem ser pagos nas próprias agências bancárias dos contribuintes.

Quem perder o prazo de hoje ainda poderá contar com desconto, só que menor: pagamento à vista até 10 de fevereiro dá direito a 10% de desconto em cima do tributo municipal. Dependendo do valor, quem parcelar o IPTU 2019 em dez vezes poderá ter 5% de abatimento, concedido por parcela, desde que a quitação ocorra dentro do vencimento.

A Central de Atendimento, antiga Câmara Municipal, está localizada na Rua Arthur Jorge, 500, Centro, e funciona das 8h às 16h, inclusive no horário do almoço.

Conteúdos relacionados