Instável, sistema de UBSF impede moradores de fazer carteirinha do SUS em bairro

Com problemas para confeccionar um novo cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) ou até mesmo renovar o prontuário, moradores do Jardim São Conrado estão precisando recorrer às outras unidades dos bairros mais próximos. Isso porque o sistema usado pelos funcionários da UBSF está fora do ar e prazo para que volte ao normal é […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com problemas para confeccionar um novo cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) ou até mesmo renovar o prontuário, moradores do Jardim São Conrado estão precisando recorrer às outras unidades dos bairros mais próximos. Isso porque o sistema usado pelos funcionários da UBSF está fora do ar e prazo para que volte ao normal é de 30 dias, informou a Sesau.

Uma moradora, que preferiu não se identificar, disse ao Jornal Midiamax que há um mês não consegue fazer a renovação do seu cartão do SUS e, pelo horário disponível, enfrenta dificuldades para ir em uma unidade. “Eu fico pensando que, ainda bem que eu consegui fazer a carteirinha da minha mãe, que tem 86 anos, porque ela quem mais precisa para ir ao médico. Agora a minha está difícil”, contou a reportagem.

Segundo ela, em dezembro de 2018, ela ia na unidade pela manhã, mas sempre era informada de que apenas em um dia da semana seria possível fazer a confecção do cartão. “Era em dia de segunda-feira, das 7h às 10h. Um absurdo. Ia aquele monte de gente para fazer a carteirinha e quando dava o horário (10h) a mulher falava que não ia mais fazer de ninguém e mandava a gente voltar na outra semana”, contou.

A assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), afirmou que realmente as carteirinhas do SUS não estão sendo feitas temporariamente, pois o sistema está impossibilitado de inserir os dados dos moradores. O prazo para que volte o atendimento normal é de 30 dias.

“Os pacientes que necessitam fazer o cartão estão sendo direcionados para a UBS Buriti, não havendo prejuízos”, relatou assessoria de imprensa, que complementou dizendo que, quando sistema voltar a funcionar, o horário de atendimento para a confecção do cartão será de segunda a sexta-feira e não em apenas um dia da semana.

Ainda de acordo com a Sesau, apenas a UBSF do Jardim São Conrado está passando por esse problema de instabilidade no sistema. Não há registros de problemas em outras unidades.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.

Conteúdos relacionados