Com apenas 24 vagas, as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao mestrado profissional do ProfEPT (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica) 2019, do (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) começa neste sábado (2)

Elas devem ser feitas até dia 7 de março, exclusivamente pelo sistema de inscrições na página do programa. A taxa é dia R$ 70 e podem ser pagas até dia 8 de março.

Conforme as informações, em Mato Grosso do Sul, das 24 vagas, metade é para servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a outra metade para público externo – destas, uma é reservada para candidato com deficiência, comprovada por meio de laudo médico, e duas para candidatos pretos, pardos ou indígenas.

O curso é oferecido no Campus do IFMS.

Isenção

Candidatos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e que sejam membros de família de baixa renda têm direito à isenção do pagamento da taxa.

A solicitação deve ser feita entre os dias 2 e 12 de fevereiro, no ato da inscrição, de acordo com as instruções do edital, disponível na página do ProfEPT, no site do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), instituição que coordena o curso.

Exame 

O exame será composto por uma prova objetiva contendo 50 questões de múltipla escolha, acerca das Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, Metodologias de Pesquisa e Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme a bibliografia divulgada.

A prova será aplicada no dia 5 de maio, de acordo com o cronograma do processo seletivo.

Já o início das aulas está previsto para agosto, sempre às segundas-feiras, no período da manhã, tarde e noite.

Curso 

O objetivo do curso é proporcionar formação em educação profissional e tecnológica para a produção de conhecimento e desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.

As linhas de pesquisa do mestrado são, Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em Educação Profissional e Tecnológica.

Vale ressaltar que, é item obrigatório a entrega e a defesa pública de um produto educacional em Educação Profissional e Tecnológica, conforme definição da área de Ensino da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de ).

Em caso de dúvidas, o contato com a coordenação do curso no IFMS pode ser feito pelo e-mail [email protected].