Estão abertas até 15 de outubro as inscrições para participação em concursos na edição 2019 do Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em . O evento será realizado entre os dias 5 e 9 de novembro e é aberto à participação da comunidade.

Os interessados podem se inscrever nas seguintes categorias:

Curta-Metragem: os concorrentes devem produzir vídeos de 3 a 8 minutos sobre o tema “Vida adolescente” e postar o material no Youtube. Serão avaliados os critérios: criatividade, edição, trilha sonora, contextualização e duração. Os dez melhores vídeos serão exibidos no dia 8 de novembro, no Cinema Atlântico Cine Eirelli.

: os interessados devem gravar uma e postar o vídeo com a execução musical do participante

e/ou grupo no Youtube. Os dez melhores farão uma apresentação no dia 5 de novembro, na Feira da Estação. Serão julgados os critérios performance, arranjo, interpretação, afinação e escolha de repertório.

Fotografia: cada inscrito pode apresentar até duas fotografias inéditas sobre a temática “Vida adolescente”. A comissão analisará os critérios: coerência com o tema proposto, originalidade e qualidade. Os selecionados terão as fotografias expostas entre 5 e 8 novembro, no hall de entrada do Shopping Atlântico.

Crônica inédita: a crônica deve ser inédita, escrita em língua portuguesa e versar sobre o tema “Vida adolescente”. O participante deve ter um pseudônimo, evitando qualquer elemento que o(a) identifique. Serão avaliados adequação ao tema e ao gênero discursivo, recursos estilísticos e adequação linguística.

A coordenadora do Festival em Aquidauana, Cinara Bacilli Ribeiro, ressalta a importância do evento para a região.

“Durante o Festival, é possível a troca de experiências de artistas iniciantes com profissionais experientes, ampliando as possibilidades de integração e o intercâmbio na produção artística local”, ressalta Cinara Ribeiro, coordenadora do evento.

“Os concursos dão a oportunidade para o desenvolvimento de jovens artistas. Durante o Festival também é possível a troca de experiências de artistas iniciantes com profissionais experientes durante as , ampliando o conhecimento e as possibilidades de integração e o intercâmbio na produção artística local”.

Além dos concursos, oficinas e apresentações artísticas e culturais estão previstas para integrarem a programação do evento. As datas e locais de todas as atividades poderão ser conferidas em breve na página do Festival.

Inscrições – São gratuitas e devem ser feitas na página do Festival de Arte e Cultura, onde também estão disponibilizados o regulamento com as regras de participação nos concursos, além do anexo I (ficha de inscrição) e do anexo II (termo de autoria e uso de imagem).

Os materiais e documentos devem ser preenchidos e digitalizados, e depois enviados para o e-mail [email protected]

As inscrições deferidas serão divulgadas até 25 de outubro e serão comunicadas via e-mail.