O Inmet (Instituto nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de tempestade para 37, dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, válido até às 22h59 desta segunda-feira (6).

De acordo com o instituto, os ventos podem chegar aos 60km/h e há risco de queda de granizo, estragos em plantações, queda de energia elétrica e árvores além de alagamentos.

As cidades em alerta são: Antônio João, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, , Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, , Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japoã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Caarapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí.

Além de Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu, Vicentina e Amambaí.

Vale lembrar que na sexta-feira (3), o rio Miranda, no distrito Águas de Miranda, em Bonito, entrou em estado de alerta para possíveis alagamentos, segundo o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). O município, a 300 quilômetros da Capital, está entre as cidades em alerta.

As orientações para a população são para não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas e, se possível, desligar da tomada aparelhos elétricos.

Em caso de urgência, mais informações podem ser obtidas pelo número 199 da Defesa Civil e 193 com o Corpo de Bombeiros.