O Instituto Federal de (IFMS) aumentou as vagas ofertadas na seleção para os técnicos subsequentes, realizados de maneira presencial e a distância por meio do edital nº 071/2019. Com a publicação da retificação, agora 200 vagas a mais são oferecidas no processo seletivo.

Assim, os cursos técnicos em Administração e Manutenção e Suporte em Informática passam a ser ofertados em quatro novos municípios: Figueirão, Pedro Gomes, Rio Negro e Sonora, conforme a distribuição de vagas na tabela abaixo. As atividades preveem encontros presenciais nos polos de ensino.

Outras 280 vagas são disponibilizadas no processo seletivo. O curso de Administração também é ofertado a distância em Itaporã, Fátima do Sul e Vicentina. As outras opções são presenciais em Naviraí (Agricultura e Informática para ), Nova Andradina (Zootecnia) e Ponta Porã (Agricultura).

O prazo para inscrição também foi estendido e agora vai até 17 de janeiro. O interessado deve utilizar a Página do Candidato. Aqueles que não tiverem acesso à internet podem procurar as unidades do IFMS nos locais e horários indicados no edital de retificação.

Podem participar candidatos que tenham ensino médio completo.

Proeja – Outra seleção aberta oferece 200 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio na Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Para concorrer é preciso ter pelo menos 18 anos e ensino fundamental completo, de acordo com o edital nº 072/2019.

No ensino integrado, o estudante cursa as disciplinas do ensino médio de forma articulada às da área técnica. As opções são Administração (Dourados e Três Lagoas) e Manutenção e Suporte em Informática (Corumbá e Naviraí). Todos são presenciais.

As inscrições também acontecem na Página do Candidato e vão até 13 de janeiro. Os interessados deverão ainda participar de uma reunião presencial para confirmação de interesse, marcada para 24 de janeiro, no campus onde a vaga é ofertada.

Cotas – No ato da inscrição, o candidato pode optar por ser beneficiário das Ações Afirmativas (cotas). Podem concorrer como cotistas aqueles que cursaram todo o ensino fundamental (Proeja) ou todo o ensino médio (cursos técnicos subsequentes) na rede pública.

Metade das vagas ofertadas é reservada aos cotistas. Desse total, há reserva de vagas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência.

Seleção – Será feita por sorteio eletrônico, no dia 27 de janeiro, em . A previsão é de que o resultado preliminar seja divulgado dia seguinte.

A classificação final e a primeira chamada serão publicadas no dia 31 do mesmo mês, com em 3 e 4 de fevereiro. Dúvidas podem ser encaminhadas para o correio eletrônico [email protected]