Está publicado na Central de Seleção do Instituto Federal de (IFMS) o edital de abertura de 960 em cursos de graduação para ingresso no primeiro semestre de 2020.

A oferta de 17 opções de cursos – entre licenciaturas, bacharelados e superiores de tecnologia – é viabilizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e abrange os dez municípios do IFMS, localizados nos municípios de Aquidauana, , Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Poderão concorrer os candidatos que prestaram a edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que obtiveram nota acima de zero na redação e em todas as áreas do conhecimento.

Cotas – Metade das vagas ofertadas é reservada a candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência.

Em uma ação afirmativa local, os candidatos da ampla concorrência podem ter um bônus de 20% sobre a nota do Enem. Nesse caso, é necessário residir e ser domiciliado na área de abrangência do campus onde concorre à vaga. Os municípios que compõem a área de cada campus está disponível no edital.

Tanto a opção de cotista como de beneficiário do bônus local deverá ser feita no ato da inscrição no Sisu.

Inscrições – Deverão ser feitas na página do Sisu entre os dias 21 e 24 de janeiro. A publicação da primeira chamada está prevista para o dia 28, com matrículas entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro. O cronograma completo da seleção está disponível na Central.