O Hemosul informou que está em estado de emergência no estoque de sangue da tipagem O Negativo, pois estão zerados.
Conforme o hemocentro, a necessidade do sangue é imediata pois é uma das tipagens mais usadas e pacientes internados em hospitais do estado logo precisarão. As últimas 13 bolsas foram distribuídas nesta quarta-feira (13) pela manhã para um hospital com casos graves de internação.
O Hemosul também destacou que, nesta quarta-feira, alcançou marca de 270 mil cadastrados no sistema. “É um número considerável, porém, apenas 30% desse número corresponde a doadores fidelizados”, disse em nota. Doadores fidelizados são aqueles que sempre voltam para doar e que mantém três a quatro doações anualmente.
Os estoques dos outros tipos sanguíneos estão equilibrados. A necessidade maior é apenas do O-.
Critérios para doação
Para doar sangue é necessário responder a alguns critérios. É preciso ter entre 16 e 69 anos, ter 55 kg ou mais e no caso de homens, respeitar o intervalo mínimo de dois meses da doação anterior. As mulheres devem respeitar o intervalo mínimo de três meses.
Segundo a nova lei de doação de sangue aprovada em 2013, adolescentes de 16 e 17 anos, precisam estar acompanhados dos pais ou responsável ou ter em mãos declaração de autorização. O Hemosul ressalta que a primeira doação pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas quem é doador de sangue.
O Hemosul fica localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, no Centro de Campo Grande. Para maiores dúvidas, o telefone para contato é 3312-1500.