Gripe ou resfriado? Saiba como se prevenir das infecções virais da estação
Quem não conhece alguém que esteja gripado ou resfriado no momento que atire o primeiro lenço de papel. Basicamente, há muita gente com sintomas de gripe ou resfriados. Isso ocorre tanto porque os vírus encontram as condições climáticas ideais para se alastrarem, como porque as pessoas não colaboram. Isso mesmo que você leu. Com a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Quem não conhece alguém que esteja gripado ou resfriado no momento que atire o primeiro lenço de papel. Basicamente, há muita gente com sintomas de gripe ou resfriados. Isso ocorre tanto porque os vírus encontram as condições climáticas ideais para se alastrarem, como porque as pessoas não colaboram.
Isso mesmo que você leu. Com a prevenção, é possível evitar essas infecções, mesmo durante o inverno, quando o vírus consegue sobreviver mais tempo no ambiente. Grupos prioritários conseguiram, por exemplo, recorrer à imunização contra a influenza que anualmente o Ministério da Saúde oferece. Mas, quem ficou de fora precisa fazer o dever de casa.
A situação é até mesmo um problema de etiqueta, principalmente nos ambientes de trabalho. “Aqui no trabalho um colega espirrou praticamente em cima de mim e alguns dias depois eu estava gripada. Diferente dele, eu cuidei mais dos espirros, lavei as mãos, usei álcool gel… Fiz o que pude para não deixar ninguém doente”, conta a atendente de telemarketing Luciana Almeida de Souza, de 24 anos.
O que fazer?
A epidemiologista Carla Domingues, que é coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, explica quais são os cuidados que devemos ter para evitar a contaminação.
“Temos que ainda lavar as mãos, fazer todas as ações de higiene, cuidado ao tossir, estar sempre usando lenços descartáveis, sempre lavar as mãos principalmente quando estiver gripado. Assim nós teremos outros mecanismos que poderão proteger, não só contra a influenza, mas também outros vírus respiratórios que também podem ser protegidos utilizando essas ações”, afirma.
Notícias mais lidas agora
- Travesti que teve 90% do corpo incendiado pedia ajuda para salvar cachorro que sofreu queimaduras
- Paciente faz rinomodelação e denuncia dentista à polícia após sofrer infecção grave
- Dono de posto de gasolina é assassinado com cerca de 30 disparos na fronteira
- Malária é causa de uma morte por ano em Mato grosso do Sul desde 2022
Últimas Notícias
Homem é encontrado desacordado e com um corte profundo na têmpora no bairro Amambai
Os PM faziam ronda pela região quando encontraram o homem caído no meio da rua
Sol será protagonista, mas chuvas devem amenizar calorão em MS nesta terça-feira
Máxima será de 35°C, com destaque para a região do Bolsão
Paciente da UPA quebra a costela de técnica de enfermagem com chute durante atendimento
Uma servidora municipal foi agredida durante atendimento de uma paciente na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Dourados. A técnica de enfermagem levou um chute e teve uma das costelas quebrada. Caso aconteceu na manhã de domingo (19). A vítima procurou a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) nesta segunda-feira (20) para registrar a denúncia…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.