A gestão integrada e gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde foi tema de encontro realizado nesta quinta-feira (12), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de , em alusão ao Dia Nacional da , comemorado no dia 06 de agosto. O encontro reuniu servidores, representantes e funcionários de serviços cujas atividades estejam relacionadas com a atenção à saúde humana ou animal, caracterizados como geradores de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS).

Os resíduos sólidos caracterizam um dos problemas ambientais da atualidade. O lixo traz sequelas, tanto para o meio ambiente quanto a saúde da população. Neste contexto, o encontro tem por objetivo discutir o papel de atuação da Vigilância Sanitária, bem como reforçar a necessidade da responsabilidade compartilhada.

A regulamentação das práticas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde pode ser considerada recente. A resolução nº222, que trata do tema, foi publicada em março do ano passado e, por isso, exige um melhor aprofundamento, principalmente para quem atua diretamente na destes serviços, conforme explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo.

“É um desafio porque é necessário o entendimento sobre o gerenciamento dos RSS, sejam eles públicos ou privados, filantrópicos, civis ou militares, incluindo aqueles que exercem ações de ensino e pesquisa. Portanto é preciso conhecer todos os processos para agir com equidade”, disse.

De acordo com o ato normativo, são geradores de RSS todos os serviços cujas atividades estejam relacionadas com a atenção à saúde humana ou animal, inclusive os serviços de assistência domiciliar; laboratórios analíticos de produtos para saúde; necrotérios, funerárias e serviços onde se realizem atividades de embalsamamento (tanatopraxia e somatoconservação); serviços de medicina legal; drogarias e farmácias, inclusive as de manipulação; estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde; centros de controle de zoonoses; distribuidores de produtos farmacêuticos, importadores, distribuidores de materiais e controles para diagnóstico in vitro; unidades móveis de atendimento à saúde; serviços de acupuntura; serviços de piercing e tatuagem, salões de beleza e estética, dentre outros afins.

Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária de Campo Grande é organizada em 6 serviços de fiscalização conforme a área de abrangência de suas ações:
Alimentos ; Estabelecimentos de Saúde; Medicamentos; Estabelecimentos de Interesse da Saúde,
Saúde do Trabalhador e Análise de Projetos.

Conta ainda com Serviço de Apoio Estratégico em Vigilância Sanitária e o Serviço de Sanitária.