Acontece no dia 21 de setembro a 2ª edição do Festival Paralímpico, em comemoração ao Dia do Atleta Paralímpico, celebrado no dia 22 do mesmo mês. O evento promovido pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) estará em 70 cidades em todos os estados do país e no Distrito Federal. Em Mato Grosso do Sul, o Festival acontece nas cidades de Campo Grande e Dourados.

Cerca de 15 mil pessoas, sendo 11 mil crianças, com faixa etária de 10 a 17 anos irão experimentar do adaptado. A programação oferecerá três modalidades por sede, com duração de 3h – das 8h30 às 11h30. A intenção é de mobilizar pessoas com deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades.

A organização do Festival nas sedes é feita pela coordenação de desporto escolar do CPB. Profissionais de e voluntários conduzirão a programação.

Entre os esportes disponíveis estarão: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Na primeira edição, realizada em 2018, mais de 10 mil pessoas estiveram envolvidas nas ações do Festival Paralímpico, sendo cerca de 7 mil, crianças. Só o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebeu 500 delas.

A relação completa das sedes do evento pode ser conferida no site da Fundesporte. A participação é livre e gratuita para as crianças, com ou sem deficiência. Dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do e-mail simpaticoparalí[email protected]