Ex-estagiária da EMHA apresenta artigo sobre Ação Casa Pronta na Argentina
Assessoria A arquiteta Maísa Marinho de Carvalho, ex-estagiária da Agência Municipal de Habitação (EMHA), apresentou na última sexta-feira (24) na Universidad Tecnológica Nacional da Argentina, artigo intitulado “Emprego de objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU na produção de habitação social”. O trabalho foi escrito em coautoria e sob a supervisão do diretor de Habita…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Assessoria
A arquiteta Maísa Marinho de Carvalho, ex-estagiária da Agência Municipal de Habitação (EMHA), apresentou na última sexta-feira (24) na Universidad Tecnológica Nacional da Argentina, artigo intitulado “Emprego de objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU na produção de habitação social”.
O trabalho foi escrito em coautoria e sob a supervisão do diretor de Habitação e Programas Urbanos da EMHA, Gabriel Gonçalves, e junto a Andrea Naguissa Yuba, professora doutora do curso de arquitetura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), também orientadora do artigo. Baseado nas experiências bem-sucedidas do projeto Ação Casa Pronta, o documento é fruto de densa pesquisa sobre os impactos sociais do reassentamento e concomitante capacitação profissional de moradores da antiga comunidade Cidade de Deus, em Campo Grande.
O estudo de caso foi aceito e apresentado durante o Encontro Latinoamericano e Europeu de Edificações e Comunidades Sustentáveis 2019 na UTN, em Buenos Aires. De acordo com Maísa, ao capacitar o público atendido nas diversas áreas da construção civil, o Poder Público promove uma espécie de “gestão partilhada”: quando a administração dos recursos investidos na produção propõe, além disso, diversos benefícios sustentáveis.
“O fortalecimento da relação da Ação Casa Pronta com princípios de sustentabilidade da ONU correlaciona-se a ações do governo com a sociedade. O projeto, então, renova as práticas do município no tratamento do recurso investido nesta demanda habitacional e ainda gera renda futura aos beneficiados, por intermédio da capacitação profissional, com a finalidade de inseri-los no mercado de trabalho”, explica a ex-estagiária.
Para o diretor de Habitação e Programas Urbanos da EMHA, Gabriel Gonçalves, o aceite e a apresentação do projeto, que já integra o banco de boas práticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, é mais uma oportunidade de ampliar a visibilidade do programa que tem transformado a vida da comunidade, hoje reassentada em quatro áreas da Capital: Bom Retiro, Jardim Canguru, Vespasiano Martins e José Teruel I e II.
“O que antes era considerado um projeto fracassado e cheio de falhas no reassentamento da ex-comunidade Cidade de Deus durante a gestão municipal passada, hoje se transformou em um programa habitacional sustentável promovido pelo Ação Casa Pronta, uma iniciativa inovadora da EMHA junto à Funsat e com apoio do governo do Estado. Dessa maneira, o NEX_HAB foi implantado junto à EMHA para que mais iniciativas como essa possam ser viabilizadas para atendimento à população”, analisa o diretor de Habitação e Programas Urbanos da EMHA.
Gabriel é coordenador do NEX-HAB, que já recebeu 8 estagiários de arquitetura e urbanismo e tem o objetivo de ampliar o trabalho acadêmico com projetos de impacto positivo real nas comunidades da Capital. “Já fizemos o levantamento de demais áreas de interesse social em Campo Grande para pesquisa e criação de novos projetos inovadores no segmento. Do NEX_HAB surgiram três artigos científicos, dos quais um deles foi este apresentado na Argentina e também a criação do Prêmio para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo Campo Grande Bem Melhor, que já está na sua segunda edição e com inscrições abertas até o dia 19 de junho”, finalizou.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.