A Capital sedia, de 16 a 18 de outubro, o Projeto “Atuação em Rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, na integração e na interiorização de refugiados e migrantes no Brasil”, promovido pela ESMPU (Escola Superior do Ministério Público da União).

A programação conta com um simpósio, uma mesa-redonda e dez minicursos e ao longo dos três dias. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até as 12h do dia 10 de outubro. No caso do simpósio “Refugiados e Migrantes no : Como Acolher e Integrar?”, a realização será no dia 17, segundo dia do evento.

A mesa da abertura será formada por João Akira Omoto (Rede Nacional de Capacitação/ESMPU); Silvio Pettengill Neto (Procurador-chefe do MPF/MS); Cândice Arosio (Procuradora-chefe do MPT/MS) Filipe Soares de Campos Melo (Defensor Público chefe da DPU/MS); Dom Dimas Lara (Arcebispo de ); Mariana Zauith (Centro Universitário Unigran Capital).

Durante o evento serão realizadas atividades de capacitação voltadas aos atores envolvidos no acolhimento, na integração e na interiorização de refugiados e migrantes no Estado. As inscrições são gratuitas e a participação dará a certificado.

Migração em MS

De acordo com dados da Organização Internacional de Migração (OIM) e da Casa Civil do Governo Federal, até junho de 2019, Mato Grosso do Sul já havia recebido 904 venezuelanos interiorizados – 8,9% do total.

O município de Dourados encontra-se em segundo lugar entre as cidades com maior número de interiorizados (787), ficando atrás apenas de São Paulo (1059). Outros municípios do Estado que também acolheram venezuelanos foram Campo Grande (56), Ponta Porã (34), Glória de Dourados (19) e Antônio João (7).

Programação

É possível participar de mais de uma atividade, desde que os horários não coincidam. O Simpósio “Refugiados e Migrantes em Mato Grosso do Sul: Como Acolher e Integrar?” e a Mesa Redonda: Vivências, experiências e necessidades de migrantes em Mato Grosso do Sul tem 200 vagas disponíveis cada um. As demais atividades terão 35 vagas cada uma.

Para as inscrições, é necessário fazer o cadastro, escolher as atividades e efetuar a inscrição. As inscrições deverão ser realizadas somente pela Internet. Mais informações sobre as atividades e vagas para cada atividade, acesse edital e a programação.

16 de outubro

Das 13h às 15h – Imprensa no Combate à Xenofobia contra Refugiados e Migrantes

Das 14 às 17h – Oficina Preparatória para a Rede Local

Das 14 às 17h – Como contratar migrantes em situação de vulnerabilidade na sua empresa

17 de outubro

Das 14 às 17h30 – Nova Lei de Migração, Lei do Refúgio, Direitos e Acesso à Justiça

Das 14 às 17h30 – Migração e Saúde mental

Das 14 às 17h30 – Gênero, Direitos Humanos, Migração e Rede de Proteção – Onde eu me insiro?

18 de outubro

Das 8h30 às 12h – Direitos Laborais, Migração e Prevenção ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas

Das 08h30 às 12h – Crianças Migrantes

Das 14h às 17h30 – Migração e Integração Local

Das 14h às 17h30 – Articulação de Rede