É só retornar o período letivo nas escolas que infrações como estacionar em fila dupla e  sobre a faixa de pedestres voltam a ocorrer com mais intensidade nas ruas da Capital, sobretudo em frente às escolas.

Para conscientizar os pais dos danos dessas infrações e também para obrigá-los ao óbvio – que é o cumprimento das regras básicas de trânsito -, (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), BPTran (Batalhão de Policiamento de Trânsito), Detran-MS e Polícia Civil integram força tarefa nas instituições de ensino da Capital.

A ação, denominada ‘Campanha ’, ocorre sempre nas proximidades das escolas, publicas e particulares, sobretudo em horários de entrada e saída de alunos. Na , a campanha é coordenada pela equipe do setor de Educação para o Trânsito e já começou nas escolas da rede particular na última segunda-feira (4).

A campanha explora vários recursos para mostrar aos pais os problemas que eles causam: de panfletagem a abordagens lúdicas, como e música, que ficam a cargo do grupo Chico Maria.

“É sempre possível resolver parte do conflito no trânsito em frente das escolas a partir do momento que a consciência de cada um faça cumprir as regras que geram um trânsito seguro”, afirma a chefe da Educação para o Trânsito da Agetran, Ivanise Rotta.

Estacionar em fila dupla ou na faixa de pedestres: Agetran mira infrações comuns na 'Volta às Aulas'
Dividida em Fiscalização e nas ações educativas, campanha também recorre à música e ao teatro para alcançar objetivo (Foto: Divulgação | PMCG)

Infrações mais comuns

Na lista de infrações mais comuns no contexto da volta às aulas, estão estacionar em fila dupla e sobre a faixa de pedestre. A fila dupla, no caso, gera congestionamento e também pode oferecer risco aos alunos.

“Todos os anos nossa orientação é a mesma e, infelizmente, as infrações persistem”, argumenta Rotta. Segundo ela, as orientações continuam para que os pais busquem um local para estacionar o veículo e desembarcar ou embarcar os alunos de forma segura, evitando a fila dupla.

Estacionar em fila dupla ou na faixa de pedestres: Agetran mira infrações comuns na 'Volta às Aulas'
Ivanise Rotta durante abordagem educativa (Foto: Divulgação | PMCG)

“A desculpa dos pais é a pressa e nós orientamos que saiam mais cedo de casa e aproveitem com calma esse momento de ida à escola com o filho, mas buscamos despertar a consciência dos pais para o perigo de acidentes com seus filhos e outros alunos”, observa.

Os pedestres também serão alertados na ação educativa – segundo Rotta, também é feito o alerta para a travessia na faixa de pedestre e o cuidado do pedestre atravessar na via em linha reta, com passos firmes e atenção. “Tem pessoas que atravessam a rua distraídas, outras falando ao celular, um comportamento perigoso que pode levar a um atropelamento”, observa.

Outro ponto importante será a observação do uso de equipamentos como cadeirinha, capacete e cinto de segurança não só no banco do carona, mas também no banco traseiro. Também serão feitas orientações sobre a redução da velocidade do veículo na área escolar e a proibição do uso de celular enquanto o veículo está em movimento, infração que tem causado acidentes.

A partir do dia 18, quando começam as aulas na rede estadual, a campanha estará em frente às escolas estaduais com ações educativas.

(Com informações da assessoria)