Em fiscalização do Procon-MS, 85% de agências bancárias apresentaram irregularidades
Fiscalização executada pelo Procon-MS (Superintendência de orientação e Defesa do Consumidor) entre 4 e 8 de fevereiro em agências bancárias da Capital identificou irregularidades em 85% das unidades visitadas. Ao todo, as equipes de fiscalização visitaram 20 agências, sendo elas do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander Itaú/Unibanco e Sicredi. Das 20, ap…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Fiscalização executada pelo Procon-MS (Superintendência de orientação e Defesa do Consumidor) entre 4 e 8 de fevereiro em agências bancárias da Capital identificou irregularidades em 85% das unidades visitadas.
Ao todo, as equipes de fiscalização visitaram 20 agências, sendo elas do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander Itaú/Unibanco e Sicredi. Das 20, apenas três delas (Banco do Brasil da Cidade Morena, Sicredi da 14 de Julho e Bradesco da Calógeras) não apresentaram irregularidades.
Conforme o relatório do Procon-MS, as demais agências apresentaram problemas diversos – a maioria referente à demora excessiva no atendimento. Na Caixa Econômica Federal da Avenida Afonso Pena, a espera por atendimento chegou 1h27min. Já no Bradesco das Moreninhas, a espera foi de 1h10min. O tempo de espera permitido por lei é de apenas 15 minutos.
A fiscalização também encontrou irregularidades, como a utilização de papel termossensível para registro de operações por clientes – proibido por lei – e o descumprimento de atendimento prioritário. Na agência do Bradesco, a preferência foi garantida apenas para clientes “prime” e “exclusive”.
A operação também detectou irregularidades como a falta de registro nas senhas, de horário de termino de atendimento nas mesas, além da inexistência de cartazes informando a existência do Código de Defesa do Consumidor e do disque denúncia, número 151 do Procon Estadual.
Entre as denúncias que motivaram a fiscalização, as equipes do Procon-MS também constataram a limitação de entrega de senhas, na agência da Caixa Econômica da avenida Afonso Pena.
Providências
De acordo com o Procon-MS, o titular do Procon-MS, Marcelo Salomão, convocou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para discutir soluções para os problemas, antes mesmo das fiscalizações.
O encontro ocorreu no último dia 7, com o gerente de normas, Evandro Ziliani, que enumerou medidas que já estariam dando certo em outras unidades da Federação – a aplicação estaria próxima de ocorrer também em MS. Ziliani também destacou que vários bancos estariam promovendo adequações sistemáticas para atender a legislação.
Foram fiscalizadas as agências bancárias do Banco do Brasil Coronel Antonino, Cidade Morena e Fraiburgo (na Vila Cidade Morena); Caixa Econômica no Ypê Center da Avenida Mascarenhas de Moraes, Avenida Afonso Pena, Rodoviária e Avenida Zahran; Bradesco da Calógeras, Coronel Antonino, Cachoeirinha, Moreninhas, Costa e Silva e Zahran; Santander da Zahran e Coronel Antonino; Itaú/Unibanco Coronel Antonino e Zahran; e, ainda, Sicredi União da 14 de Julho e Avenida Afonso Pena.
(Com informações da assessoria)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Procura por material escolar já começou e papelarias de Campo Grande se preparam para ‘boom’ de janeiro
Papelarias de Campo Grande já estão com estoque pronto para ano letivo de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.