Em estado grave após acidente de moto, rapaz precisa de doação de sangue

Carlos Eduardo Xavier Pereira, 23 anos, está internado em estado grave na Santa Casa de Campo Grande e  a família e os amigos estão fazendo uma campanha pois ele precisa de doações de sangue. De acordo com Jociane Dias da Silva, 40 anos, amiga de Carlos, no último domingo (7), o rapaz se envolveu em […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Arquivo/ Família
Foto: Arquivo/ Família

Carlos Eduardo Xavier Pereira, 23 anos, está internado em estado grave na Santa Casa de Campo Grande e  a família e os amigos estão fazendo uma campanha pois ele precisa de doações de sangue.

De acordo com Jociane Dias da Silva, 40 anos, amiga de Carlos, no último domingo (7), o rapaz se envolveu em um acidente na esquina das ruas Amaro Castro Lima com a 32, no bairro Nova Campo Grande, e teve TCE (Traumatismo Cranioencefálico) e está em coma no CTI (Centro de Terapia Intensiva) da Santa Casa.

Ao Jornal Midiamax, Jociane relatou que além do TCE o rapaz teve o pulmão perfurado e sofreu cinco paradas respiratórias, além de passar por uma cirurgia e teve uma hemorragia no pulmão, por isso está precisando de doações de sangue O+.

Doações

É importante ressaltar que as doações devem ser feitas em nome do Carlos Eduardo Xavier Pereira e podem ser de qualquer tipo sanguíneo no Hemosul de Campo Grande, localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304 – Centro, onde o horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira das 7h às 17h, e aos sábados das 7h às 12h.

Quem pode doar

Para doar sangue é preciso seguir algumas regras: estar munido com documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

Os doadores precisam ter de 16 a 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então, pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração (também disponível no site), levar para mãe, pai ou responsável legal assinar e aí reconhecer firma desta assinatura. Se o menor de idade for emancipado pode ir sozinho ao Hemosul e apresentar o documento de emancipação. Se for casado, levar a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação.

Embora a lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 quilos, a Rede Hemosul reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

O doador deve estar bem alimentado para doar sangue. Não se pode doar sangue em jejum. Mas deve-se evitar alimentos com excesso de gordura quando for realizar a doação. É recomendado alimentação saudável.

(Colaborou: Dayene Paz)

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.

 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Miranda